Cursos online: a plataforma de EAD

Os CURSOS ONLINE e as PLATAFORMAS DE EAD

Para se ter cursos online é preciso ter em mente que a plataforma de EAD é um passo importante no sucesso de seu negócio. As plataformas de EAD, várias existentes no mercado, para serem avaliadas, precisam expor o número de alunos atingidos e o montante de recursos oferecidos, assim como a maleabilidade da própria ferramenta.

Como engenheiro de T.I. especializado em EAD possuo plataforma de EAD recheada de recursos: chat online, quiz, prova online, download de apostilas, suporte e armazenagem de vídeos protegidos (que fazem o vídeo rodar em celulares e tablets) e muito mais. Todo este sistema pode ser integrado ao website do contratante e está funcionando atualmente com mais de 5.000 alunos.Cadeado Digital

Contudo por vezes me defronto com situações estranhas que o mercado oferece.

Sol a pino, churrasco e casa de praia: combinação para conversa distraída de fim de ano. O gerente de logística da Nissan contou que usava uma bota com bico de aço porque era um procedimento de segurança usado na fábrica, mas isso deformava os seus dedos. O engenheiro de construção civil continuou o assunto dizendo sobre as ISO 9000 e isso e ISO 9000 aquilo. Comentaram que numa obra, caso tenha muitos acidentes, o fator previdenciário (base de cálculo de imposto a ser pago pela empresa) aumentava muito, logo era importante haver poucos acidentes. Completei o assunto dizendo que na minha área não existe um órgão capaz de regular o trabalho de ninguém. Qualquer um que quiser fazer um sistema está livre de responsabilidades ou prejuízos pela má conduta do profissional (que muitas vezes só aparecem muitos meses depois da obra realizada).

Concluí que obras de engenharia são realizadas há milhares de anos e que tais carreiras já atingiram a maturidade e estão cheias de regras para proteger tanto trabalhadores quanto consumidores.

Inexiste hoje regras claras para o desenvolvimento de sistemas. Outras áreas da engenharia, por exemplo dão um banho de competência no pessoal de T.I.

Longe de querer reserva de mercado, creio que uma regulamentação do setor traria benefícios para clientes e trabalhadores.

Pueril é dizer que padrões internacionais como SCORM são o caminho para referencia de plataformas de ensino a distância no Brasil.

Isto só reforça a tese de que ensino a distância ainda engatinha e que precisamos trilhar o nosso próprio caminho.

Começar com o pé direito em ensino a distância e na criação de seu curso online? Clique na imagem abaixo usando o cupom promocional BLOGEAD quando perguntado e receba 5% de bônus em nosso plano completo ( Plataforma EAD com mais de 100 cursos inclusos para venda pelo preço que quiser)! Aguardamos você 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

Deixe uma resposta