Como fazer uma transmissão ao vivo?

TRANSMISSÕES AO VIVO já são comuns para divulgação de cursos online, info-produtos e até cursos presenciais. Existem diversos tipos de transmissão ao vivo, desde as pagas até as gratuitas.

Neste artigo é possível encontrar:

Transmissões ao vivo com ferramentas gratuitas

As transmissões ao vivo gratuitas são usadas na tentativa de atingir o máximo de público possível. É uma estratégia para difundir suas ideias para um universo amplo com intuito claro de afunilar as pessoas para seu objetivo. Seu objetivo pode ser diverso: simples divulgação política, venda de produtos ou açambarcar uma legião de seguidores.

As ferramentas para transmissões ao vivo mais populares são o Facebook e Youtube. O Youtube é a ferramenta mais estável das duas. Não podemos esquecer do Instagram e o seu SnapGram. Esta plataforma tem uma diferença: seu conteúdo é apagado depois de 24h.

Transmissões ao vivo através de ferramentas pagas

Existem inúmeras nomenclaturas conhecidas para as transmissões ao vivo: webinários, webinar, live, webconferência, palestra on line e por ai vai.

O fato é que as webconferências que demandam investimentos por parte dos professores (palestrantes) costumam ser usadas após seus alunos-participantes arcarem com algum ônus. Faz mais sentido, naturalmente. Webconferências são muito usadas por cursos online. É através de webconferências que professores e alunos de todos os lugares do mundo se enxergam e conversam entre si. É comum que sistemas de ensino a distância (Plataformas EAD) já contenham o recurso de webconferência incorporado. O processo é simples: a plataforma EAD provê os meios para alunos comprem as sessões de transmissão ao vivo dos professores. Estes últimos, por sua vez, configuram a data-hora da transmissão e os alunos são liberados após o pagamento para o evento.

A plataforma EAD profissional da GlobalEAD já vem com ferramenta de webconferência incorporada. A instalação é feita em 24h.

Quais os recursos necessários para uma boa transmissão ao vivo?

O maior vilão das webconferências é a banda larga de internet. Esta precisa ser confiável e de no mínimo de 30Mb. Ter uma banda de internet dedicada é o ideal, mas não o fundamental. Inviabilizaria exigir dos professores uma banda de internet dedicada visto que os custos deste serviço ainda são exorbitantes para a maioria das empresas no Brasil. Contentemo-nos com uma banda larga de internet compartilhável.

Caso a qualidade da imagem seja fundamental considere adquirir uma placa de vídeo e uma webcam de qualidade razoável. Entenda que se você não estiver fazendo um treinamento ao vivo sobre assuntos como”fotografia”, “desenho” ou mesmo apresentar “fórmulas matemáticas” em um papel, pense que investir em placas de vídeo e webcams  potentes será um exagero. O fato é que transmissões ao vivo terão imagens degradas se comparamos com uma gravação off line. Não tem jeito. Se desejar uma indicação de webcam pense na Logitech C920 que filma até em HD. Esta webcam é Especial para apresentação de  desenhos gráficos. Para melhorar a qualidade de suas transmissões (se isto é realmente necessário) invista também em placas de vídeo.

Fora as observações acima invista em treinamento. Nada mais.

Quais os recursos das ferramentas de transmissão ao vivo?

Modernas ferramentas de webconferência têm recursos interessantíssimos. Um deles é permitir que além dos professores (palestrantes) alunos também transmitam áudio e vídeo. É um recurso impressionante pois aumenta a interatividade. Cabe ao professor emudecer os alunos enquanto ele fala (sonho de consumo de qualquer professor em uma sala presencial).

Alunos e professores podem teclar livremente através de ferramenta de chat. O interessante destas ferramentas é que o aluno pode fazer sinais virtuais como “levantar o braço” para chamar atenção do professor sem interrompê-lo com áudio (principalmente porque o professor pode cortar o recurso de áudio de qualquer aluno enquanto ele estiver transmitindo).

O professor também tem um quadro onde poderá desenhar, escrever e inserir imagens. Este recurso simula uma lousa digital.Transmita ao vivo

Outro recurso disponível é poder apresentar um vídeo do youtube no meio de sua apresentação, compartilhar a tela inteira ou parte da tela do professor.

Também é possível inserir uma apresentação power point e permitir que seus alunos a apreciem página a página enquanto seu áudio e até vídeo ficam disponíveis.

Outro recurso interessantíssimo são as enquetes. Enquetes colhem as opiniões dos alunos e apresentam feed backs para o professor.

Como contornar eventuais faltas de recursos em webconferências?

Praticamente todas as empresas de ensino a distância irão dizer que é indispensável banda de internet dedicada para uma boa transmissão ao vivo. Fato tão verdadeiro quanto utópico.  Exigir uma banda de internet dedicada para cada professor é o mesmo que inviabilizar qualquer negócio. Então como contornar este esta obrigação da “internet dedicada”, uma vez que praticamente a internet de todas as residências é compartilhada?Transmissão ao vivo InoveMASTER

Simples.  O professor “emudece” todos os alunos e corta sua própria transmissão por vídeo deixando apenas o áudio. Esta estratégia é usada até mesmo por grandes empresas como Open English. Não se engane com as propagandas destas empresas. O Open English usa Adobe Connection, uma ferramenta de webconferência cheia de recursos e ainda assim seus professores só deixam disponíveis o próprio áudio. Somente na hora dos alunos se pronunciarem apenas um por vez tem seu recurso de áudio liberado.

Empresas como 4Linux também usa do mesmo expediente em suas transmissões ao vivo. O professor, por mais experiente que seja, apenas se apresenta usando áudio e vídeo no primeiro minuto da aula. Após sua a apresentação particular a imagem é cortada e o resto da aula somente ele transmite em áudio. Todos os outros alunos usam chat via teclado.

Webconferências são excelentes ferramentas para ensino online.

Não fique fora dessa.

Conte com a GlobalEAD

🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

1 thought on “Como fazer uma transmissão ao vivo?”

  1. Cursos online ao vivo viraram obrigatoriedade principalmente durante e após a Pandemia do Corona Vírus, a partir de 2020. O ensino a distância virou algo obrigatório. Até empresas perceberam que eram desnecessários diversos serviços presenciais. Uma mudança de paradigma forçada…. Preconceitos caíram a força.

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