Blog Ensino a Distância

Responsividade: O que é?

Responsividade não é um termo novo. Mas, com a grande utilização de celulares e tablets, atualmente, esse assunto veio a tona novamente. Você sabe o que é? 🙂

Em uns posts atrás falávamos sobre o engajamento dos alunos com o curso online (neste link). Agora, que estou escrevendo esse post, lembrei que não havia usado a responsividade como exemplo de engajamento. Mas, vamos falar um pouco sobre o que é este termo.

Segundo o dicionário, responsividade é a qualidade do que envolve resposta ou ainda, a capacidade de dar resposta rápida à uma determinada situação. E basicamente é isso mesmo!

Com relação ao que precisamos, podemos dizer que é a capacidade que um site tem de apresentar diferentes configurações, adequando-se ao ecrã em que é exibido. Não ficou claro ainda, né?

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base nos tamanhos da tela em que é exibido (celulares, tablets, laptop, computador…). Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para mostrar as coisas principais em primeiro lugar. Ficou mais claro?

Você deve estar se perguntando: “Ok, como faço para conferir a responsividade do meu site?”. É muito simples, faça o teste ai! Acesse em um dispositivo móvel e veja se seu site irá se adaptar à tela que você estiver utilizando e tire a sua própria conclusão.

Certo, o seu site não é responsivo. E agora? Será que é realmente importante atualiza-lo? Certamente! Em 2013 o Google mobilizou uma campanha chamada “#MobileMadness”, onde a compatibilidade do site com dispositivos móveis se tornou um fator de classificação nos resultados de busca do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo, pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a sua relevância.

Além do mais, os números falam por si. Segundo o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre o comércio e desenvolvimento, o Brasil é o quarto país no mundo em usuários de internet com 120.000.000 de pessoas conectadas. 43% acessam apenas através dos dispositivos móveis, 6% apenas pelo computador e o restante utiliza ambas as plataformas.

Acho que parece bem claro que a responsividade não é só uma responsividade, mas praticamente uma obrigatoriedade do seu site. Mas, não saia exigindo que seu site tenha uma versão mobile e que isso tenha que ser para “ontem”. A experiência do seu usuário é mais importante do que se simplesmente apresentar um site adaptado em qualquer dispositivo.

Por isso, um planejamento e gestão de conteúdo vão garantir que você mostre o que precisa e da forma que você precisa.

Percebe-se até então a importância de uma plataforma EAD responsiva, não é? A Global EAD oferece uma plataforma responsiva e com um plus: Aplicativo de celular para que seus alunos acessem com mais praticidade os seus conteúdos e cursos online, podendo até realizar provas por meio do aplicativo! Não tem conteúdo ainda para venda? Acesse este link e leia sobre! 🙂

O que você acha sobre plataformas responsivas? Conta pra nós! 😀

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD


Category: plataforma ead