Blog Ensino a Distância

Porque não escolher uma plataforma gratuita?

Sabemos que muitas vezes a “grana está apertada” e que o gasto com uma plataforma EAD, neste momento, pode não ser a melhor ideia. Mas, será que é uma boa ideia optar por uma plataforma gratuita e depois ter o retrabalho de transferir tudo para uma outra plataforma paga, apenas pela pressa de colocar a venda seus produtos?

Indicamos como leitura o post sobre a importância sobre plataformas personalizáveis: Clique aqui. 😀

Com o crescimento do ensino a distância no Brasil, surgiram as plataformas EAD, tanto pagas como as gratuitas, também! Você conhece alguma delas? Chamilo, Teleduc, Moodle e entre outras. Como a Moodle é a mais conhecida, vamos falar sobre ela um pouco:

Moodle é um anagrama que traduzido quer dizer: ambiente de aprendizado modular orientado ao objeto. O Moodle é uma plataforma conhecida como open source, ou seja, com um licenciamento livre para fazer certas alterações.

Contudo, será que essas plataformas gratuitas, assim como o Moodle, são as melhores opções? Tudo bem… Quando a gente vê algo grátis o nosso coração até bate mais forte. Mas, vou lhe mostrar algumas desvantagens das plataformas gratuitas e veremos se você ainda vai olhar com os mesmo olhos:

  1. Optar por uma plataforma como a Moodle, não quer dizer que você nunca terá custos com ela. Por ser um software livre, você provavelmente precisará implantar certas ferramentas e para isso, será necessário custos com profissionais, programadores…
  2. Não existe suporte para eventuais problemas e dúvidas que você tiver.
  3. Se você não é programador, você talvez não consiga fazer certas coisas na plataforma. Precisará entender sobre PHP e MySQL.
  4. O layout da plataforma é bem simples e não há atrativos para o aluno. Se realmente deseja modificar o layout, precisará de um webdesigner. A não ser que você seja um, precisará gastar mais dinheiro.
  5. Toda a configuração da página é em inglês.
  6. Dependendo da quantidade de pessoas que acessam o seu site, você provavelmente terá instabilidades, gerando assim, transtornos.
  7. Caso você insira um curso online plataforma e precisa fazer algum tipo de mudança, não será possível.

E aí, te convenci? 😉 A plataforma é gratuita até certo ponto e é como as pessoas dizem por aí: O barato as vezes sai caro.

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui. 😀

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead