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Pilares do plano de marketing

Você sabe o que é o plano de marketing e a sua importância para empresa? Neste novo post iremos tratar mais sobre esse assunto. 🙂

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O plano de marketing é a ferramenta que irá decidir o futuro do seu empreendimento. Ele é útil tanto para a pequena e média empresa, tanto para a empresa de grande porte, ou seja, ele é necessário em qualquer negócio. Essa ferramenta é fundamental para determinar de maneira prática quais ações você deverá desempenha continuamente para poder alcançar os seus objetivos.

Neste post daremos uma ideia de como estruturar esse planejamento. É possível analisar que as empresas que mais prosperam em seu nicho de mercado, com certeza “perderam” um tempo projetando um plano de marketing. Você sabia que cerca 50% das empresas de pequeno e médio porte no Brasil, não estruturaram um plano de marketing? É um erro gravíssimo, pois é a partir do planejamento que você terá uma visão estratégica das ações que trazem e trarão mais resultado para a sua empresa.

Apontaremos 3 pilares do plano de marketing que servirá para o seu negócio e funcionará independente do segmento e porte da empresa:

  1. Diagnóstico
  2. Objetivo
  3. Plano de ação

É necessário que se faça um diagnóstico da sua empresa e não é nada complexo, é basicamente analisar o desempenho da sua empresa a partir do histórico. Para que seja eficiente, é interessante que se analise o período de 3 a 6 meses, verificando o que vem sendo positivo e o que é necessário aperfeiçoar. Para o marketing digital é fundamental a análise da conversão do funil de vendas.

Após a análise do diagnóstico é o momento de definir os seus próximos objetivos, ou seja, o resultado que você espera da sua empresa. A pergunta que deve ser feita para você mesmo é: Onde eu desejo chegar? Deseja mais leads, melhorar o relacionamento com os seus clientes, fechar mais vendas? Criando objetivos a partir dos resultados anteriores, a sua empresa corre menos riscos de criar metas incalculáveis.

A próxima etapa é o plano de ação. Contrário aos objetivos, o plano de ação determina ações práticas que irão ser executadas em curto, longo e médio prazo. Existem algumas questões que devem ser respondidas para que o plano seja claro e eficiente em sua empresa:

  1. O que será feito?
  2. Quando será feito?
  3. Quem será o responsável?
  4. Quanto irá custar?

Fato é que independentemente do porte e segmento da sua empresa, jamais deixe de investir tempo para criar uma boa estratégia e planejamento de marketing digital. Mas, cuidado! Um planejamento longo e lotado de informações não é sinônimo de sucesso. Muitas das vezes, um processo simples e bem feito vale muito mais a pena!

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

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