Blog Ensino a Distância

O que é SCORM?

Era uma vez… Ok, nem tanto assim. Há mais de 30 anos atrás, na verdade, muitas pessoas começaram a fazer a sua aprendizagem a partir de computadores. Surgiram muitos lugares para aprender e muito mais cursos.

O grande problema na época era que os fornecedores de cursos não podiam partilha-los. Todos os cursos eram feitos de maneira diferente e não se comunicavam.

Uma certa vez, algumas pessoas tiveram uma ideia brilhante de que devia haver um tipo de padrão para o ensino online e assim surgiu o que conhecemos de SCORM. Mas, o que é o SCORM e como pode ser desmistificado?

Antes de falarmos sobre o SCORM, vamos refletir sobre a comunicação. Quando comunicamos, começamos com muitas suposições, sem perceber. Um exemplo: Imagine que é um professor em uma sala de aula. Uma das partes mais importantes do seu trabalho é se comunicar, correto? Mas, e se os seus alunos não falarem português? E se eles não entenderem a sua linguagem? Para nos darmos bem e nos entendemos, temos que compartilhar de pressupostos básicos de como se comunicar.

É mais ou menos como o SCORM funciona. Um conjunto básico de pressupostos que permitem aos cursos e plataformas EAD se comunicarem. Mas, o que é de fato o SCORM?

SCORM é o melhor e mais popular padrão de construção de conteúdo online. Se quer elaborar um curso ou comprar um curso online para partilhar com os seus alunos é mais indicado ser um curso SCORM. Podemos entender melhor o que é SCORM se pensarmos na própria palavra. A palavra SCORM é um acrônimo como IBM ou NASA, significa “Sharable Content Object Refence Model”. É um nome grande, mas não é tão complicado quando olhamos mais de perto as palavras. Podemos dividi-las em três ideias:

  • Sharable content: Conteúdo partilhável
  • Object: Objeto
  • Reference model: Modelo de referência

Quando um curso é partilhável, temos mais liberdade de como usa-lo. Podemos usar em qualquer sistema que aceite SCORM e se quiser compartilhar com os outros, também é possível.

As lições (módulos) em um curso SCORM, chama-se de objeto. É como se fosse um capítulo em um livro. O curso pode ter quantas lições você quiser. Poderá ainda determinar algumas regras, por exemplo: para o aluno passar de um módulo para o outro, tem que fazer uma prova para saber se entendeu bem.

As pessoas que inventaram o SCORM não começaram do zero, foi aproveitado várias ideias de padrões antigos, como os desenvolvidos pela indústria de transportes aéreos designada por AICC. Como eu disse, o SCORM aproveita velhos modelos.

Basicamente, o curso de SCORM é um conjunto de lições com instruções que são compreendidas pelos sistemas de gestão de aprendizagem ou LMS. O exemplo que dei anteriormente de professores é uma boa ilustração, pois um curso SCORM é como um bom professor. Ambos tem um plano de lição que podem ser adaptados ao progresso dos alunos dentro do curso, ambos registram o seu progresso, gravam quando estuda e quando sai e reportam em seu status de curso.

Por fim, o professor pode estar em qualquer escola e trabalhar da mesma maneira. De igual modo, um curso SCORM deverá funcionar na maioria das plataformas EAD.

O Engenheiro responsável pela plataforma EAD da Global EAD também falou sobre esse assunto:


Animou de usar SCORM em sua plataforma EDAD? A Global EAD produz cursos sob demanda e vende cursos prontos em SCORM. Clique na imagem abaixo para saber mais sobre!

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui. 🙂

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead