Blog Ensino a Distância

O que é necessário para ser empreendedor?

Quem não quer ser patrão de si mesmo? Muito tem se falado em empreendedorismo e empreendedor. Mas, será que é tão simples assim ter uma ideia, colocar em prática e ter sucesso?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber se você realmente tem o perfil para o que você quer e deseja trabalhar. Vamos dizer que você tem uma ideia de negócios muito boa e é com atendimento ao cliente. Mas, você detesta tratar com clientes. Como você irá trabalhar com isso se você não tem perfil para atendimento. Entendeu?

Caso você já tenha escolhido seu segmento, você deve estudar bastante e precisa dominar o assunto. Como que você quer aplicar cursos de matemática financeira se você não é bom em exatas?

Diante disso, como saber se você tem perfil empreendedor? É fácil! Os empreendedores possuem algumas características. São pessoas buscam resultados, gostam de desafios, têm iniciativa, almejam o sucesso e tem muita perseverança, pois começar algo novo nunca é fácil.

Quem tem alma de empreendedor utiliza os seus fracassos como aprendizados, como uma espécie de mola propulsora para se aperfeiçoar. A pessoa que não tem perfil para empreendedorismo vê barreiras e só problemas. Já o empreendedor enxerga isso como oportunidade.

Quem tem um negócio percebe que é o patrão que geralmente acaba trabalhando mais. Se você é uma das pessoas que pensa que o empresário faz o que ele quer, na hora que ele quiser, está bem equivocado.

Quando você tem a iniciativa de abrir um negócio, o seu patrão será o mais exigente de todos, pois será o cliente. Quem inicia um empreendimento tem que saber lidar com pessoas. Ninguém se sustenta no mercado tendo apenas um bom produto.

Se ser o seu próprio patrão o seu grau de satisfação com a vida aumenta, é porque o seu perfil é empreendedor. Há pessoas, por exemplo, que não tem este perfil. Elas só veem vantagens no emprego com carteira assinada, pois existe a vantagem de previsibilidade de remuneração, com direito à férias, décimo terceiro e etc.

Você é um bom líder? Um bom empreendedor saberá liderar a sua equipe e motivá-la. De nada adianta você apenas cobrar e cobrar dos seus funcionários. Você deve ser um bom ouvinte e estimula-los para que o seu negócio seja um negócio de sucesso. Trabalho em equipe é tudo.

Quem tem perfil de empreendedor é uma pessoa organizada. Um negócio nunca irá para frente sem uma organização. Crie o seu plano de ação e seu plano de negócios.

Basta refletir um pouco e você saberá se você tem o perfil para ser empreendedor ou não. Se você já tiver descoberto que este é o seu perfil, invista no desenvolvimento das suas características empreendedoras. Se você quer ser empreendedor e deseja ter um produto, nós temos a solução: Plataforma EAD com 52 cursos prontos para venda. Acesse este link e saiba mais.

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead