Blog Ensino a Distância

O papel do tutor EAD

Neste novo post, iremos falar um pouquinho sobre o papel do tutor no ambiente de aprendizagem virtual.

Indicamos como leitura o post sobre motivos para começar uma loja virtual: Clique aqui. 🙂

A mediação em AVA é um processo de ensinar e aprender de modo coletivo e colaborativo. Por esta razão, é imprescindível que tutor dedique tempo mínimo para a mediação no ambiente.

Nos primeiros dias, o tutor deve se dedicar ao acolhimento dos alunos, criando vínculos afetivos, visando conquistar, despertar a vontade e o desejo do estudante pelo curso. É a fase do conhecimento do programa, das unidades de aprendizagem e das expectativas de todos os estudantes.

Todavia, durante todo o curso é importante que o tutor adote uma conduta capaz de oferecer o protagonismo do estudante e a sua autonomia com para assegurar a permanência do aluno no curso. Esse é o papel do tutor, quanto mediador de aprendizagem no mundo virtual.

Geralmente é possível ver no ambiente virtual a nomenclatura: professor, tutor, mediador de aprendizagem. Independente do nome, é fundamental você entender o seu papel nesse espaço. É você nessa tutoria, nessa mediação que pode fazer que esse ambiente seja fértil na interação desses estudantes.

Valorizar suas intervenções, corrigir os erros quando forem necessários, compreendendo que os erros também fazem parte do processo de aprendizagem e de construção do conhecimento.

Sinta-se à vontade nesse ambiente virtual a fazer algo diferente, algo novo que possa impactar de alguma forma o seu aluno e propiciar um lugar bom para que cada um possa compartilhar suas experiências.

E lembre-se: É através da sua tutoria que o aluno irá se sentir mais próximo de uma sala de aula. Ter uma instituição de ensino online não é só vendas!

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online: Clique aqui.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead