Blog Ensino a Distância

Mitos do empreendedorismo

Geralmente quem está começando no ramo do empreendedorismo ou pensando em ser empreendedor, gosta de ler histórias sobre empreendedores de sucesso ou empreendimentos que deram muito certo em pouco tempo.

Indicamos o post sobre mobile learning: Clique aqui. 🙂

O que queremos trazer neste post é que você não deve se ludibriar com todas as histórias de empreendedores de sucesso que você lê ou ouve por aí. Nem tudo é real e/ou nem tudo foi tão fácil assim. Histórias de pessoas que tiveram sucesso em seu empreendimento são perfeitas para nos encorajar a tirar a nossa ideia do papel e agir o quanto antes. Mas, cuidado para não criar expectativas e se frustrar. Faça a sua própria história!

Neste post iremos trazer alguns dos mitos do empreendedorismo. Nosso intuito não é fazer você desistir, mas sim ter o pé no chão e diminuir os riscos futuros. 🙂

Mito 1: Preciso de um investimento grande para começar o meu negócio – Acredito que já desmistificamos isso aqui no blog. Obviamente que isso não quer dizer que você deva começar um negócio sem dinheiro nenhum. Você deve fazer um planejamento financeiro para que você tenha capital suficiente pelo menos nos 2 primeiros anos do seu novo empreendimento. Mas, isso não quer dizer que é obrigatório você investir milhões e milhões de reais em seu empreendimento, é até errado, pois você não tem garantia de que aquilo dará certo.

Mito 2: Empreender me tornará muito rico – Entenda de uma vez por todas que empreender não é a fórmula para o sucesso e muito menos ficar rico do dia para noite. É uma consequência se você souber empreender bem e isso não depende só de você e sim de muitos fatores. Nosso desejo é que você tenha muito sucesso! 🙂

Mito 3: Tenho certeza que meu produto/serviço é o melhor e por isso terei muito sucesso – O sucesso não vem se você não tiver uma estratégia de marketing muito boa. Não importa o quão bom é o seu produto ou serviço. Invista no marketing! Quem não é visto, não é lembrado.

Mito 4: Não precisarei ter mais chefe – É um equivoco total. Você terá chefe sim e ele é bem exigente. Sabe quem é? Seu cliente, seu fornecedor, parceiros. Você terá mais chefes do que antes.

Mito 5: Quanto mais clientes, melhor! – Outro equívoco. Nem todos os clientes, são bons clientes. Quem já empreendeu alguma vez ou trabalhou diretamente com atendimento ao cliente, sabe que há clientes difíceis de lidar, de forma que acabam solicitando muitos descontos ou com expectativas irreais e acabam atrasando o seu negócio. Ademais, você deve manter uma listagem de leads sadia. Afunile seus clientes.

E você? Já chegou com alguma expectativa ao começar o seu negócio e percebeu, posteriormente, que não era bem isso que você achava? Conta pra gente! 🙂

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead