Blog Ensino a Distância

Material didático para EAD: Vídeos x Animações

O material didático é algo indispensável para o curso online. É a partir dele que o aluno irá aprender o conteúdo. O material didático funciona como se fosse o cartão de visitas do seu empreendimento EAD. Por esta razão, sabendo da sua tamanha importância, é necessário que o material didático sempre se renove, seja revisão com constância e atualizado para que não fique ultrapassado.

Dentre os materiais didáticos que já conhecemos, temos os vídeos e animações. Mas você sabe qual é a diferença entre eles? Tudo bem, pode parecer que não há diferença nenhuma, pois, você aperta play e assiste, certo? Vamos falar brevemente sobre esse assunto?

Geralmente quando há vídeo aulas o assunto é mais profundo, mais focado. Quando há vídeos de animações, costuma-se ser mais descontraído e apresentando apenas um assunto brevemente, não adentrando muito no assunto base, além de ser leve e mais dinâmico.

Há a questão do tempo de duração de cada um. Os vídeos dentro de um curso online podem durar o tempo que for necessário para ensinar o conteúdo (Lembrando que não muito longo também. Opte por dividir os vídeos). Já as animações devem durar no máximo 1 minuto. A animação não serve para ensinar e sim para apresentar.

Mas, e ai? Vídeo ou animação? Os dois! Os dois tem objetivos diferentes, não tem por escolher entre um ou outro.

No entanto, devemos ressaltar que animações são mais caras para produzir e/ou comprar, pois são mais demoradas para elaborar. Utilize vídeos para suas aulas e animações para apresentações da sua empresa ou do seu curso. Entendeu a diferença? 😉

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead