Blog Ensino a Distância

Gateways de pagamento para plataforma EAD

Você sabe o que significa este termo? Gateways de pagamento nada mais é que o sistema de pagamento que você irá implantar na sua loja virtual ou na sua plataforma EAD (Inclusive, há uns posts atrás falamos sobre os benefícios de uma plataforma EAD. Clique aqui para ler!).

Existem duas grandes de formas de sistema de pagamento. A primeira é você integrar em sua plataforma direto com as operadoras ou banco (Santander, Itaú, Bradesco e entre outros) ou usar algum gateway de pagamento intermediário, como por exemplo Pagseguro, Bcash, Mercado Pago e entre outros.

Certo até então? Mas, quais são as vantagens e as desvantagens de cada um deles? Caso você opte direto com o banco ou com a operadora, a vantagem que você tem é que você consegue negociar uma taxa menor na transação. Já com os gateways de pagamentos intermediários você terá uma taxa que varia entre 4,5% a 6,5% por transação.

Porém, existem também as desvantagens. Para você contratar o gateway do banco ou da operadora existe uma burocracia maior, demanda tempo, podendo demorar 10, 15 dias, as vezes até 40 dias para conseguir operar. Você contratando direto do gateway intermediário, o processo é muito mais rápido. Em 2, 3 dias, no máximo 1 semana você já consegue integrar à sua plataforma e operar a loja.

Uma outra vantagem dos gateways de pagamento intermediários é que eles já tem todas as bandeiras conectadas à ele, além de ter o débito e o boleto também. Se for contratar individualmente cada um deles pelo banco ou pelas operadoras, a burocracia aumenta ainda mais.

Uma outra vantagem dos gateways de pagamento intermediário é que eles analisam o risco da operação, coisa que o banco ou a operadora não fazem. A operação apenas verifica se tem crédito no cartão e autoriza ou não a compra e você, lojista, tem que avaliar se aquele cliente tem uma pontuação de fraude ou não e uma análise de risco.

Como no gateway intermediário é ele que recebe do cliente para depois te repassar o dinheiro, ele analisa o risco para depois lhe repassar. A taxa maior que ele cobra é para isso. Desta forma, você não corre nenhum risco utilizando deste meio.

Qual é o melhor para usar? Eu aconselharia o gateway intermediário pela segurança. Mas, depende muito do cenário e do produto que você vende. 🙂

Quer saber mais sobre como criar cursos online? Clique aqui! 😀

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead