Blog Ensino a Distância

Estratégia de negócios: Você tem a sua?

Sem um planejamento, nada funciona. Pode ter certeza disso. Ninguém consegue gerar renda com o seu negócio sem que seja algo organizado. Você tem estratégias para que o seu empreendimento não dê errado?

A estratégia de negócios deve ser utilizada quando algo bom acontecer, mas quando algum ruim acontecer também. Busque a previsibilidade! Este plano com as suas estratégias deve andar debaixo do seu braço 24 horas, precisa respirar este plano. Seguindo a risca o seu plano, dificilmente algo errado irá acontecer.

Se o empreendimento está no inicio, é a estratégia que você irá traçar que vai fazer com que seu negócio vá para frente. Mas, se for o caso de um empreendimento que já exista, não se preocupe. É a hora de reestruturar e reordenar as ideias, ideologias da empresa e a forma de operação.

O SEBRAE elenca três alternativas estratégicas muito importantes para o seu negócio. São elas

“Estratégias de Crescimento: estratégia empresarial para aumentar os lucros, as vendas, ou a participação do mercado, aumentando o valor da empresa.

Estratégias de estabilidade: quando há operações em diversos setores, a empresa pode querer concentrar suas operações, seus esforços administrativos, nas empresas existentes, sem aumentar suas unidades.

Estratégias de redução: quando os resultados estão abaixo do esperado, ou a sobrevivência está desafiadora, a redução pode ser uma estratégia de melhoria da situação negativa, podendo ser, de reviravolta – mudanças para melhoria; desinvestimento ou liquidação se for o caso.”

Monitore o seu concorrente. Não é copiar tudo o que ele faz! Mas, sim utilizar como parâmetro para saber se a sua empresa está de acordo com o mercado, com a inovação, tecnologias e etc.

Trace metas claras. Perceba no que você anda falhando como gestor, ou o que falta na empresa. Ponha no papel e faça metas! As metas são desafiadoras, eu sei. Mas, isso faz com que você e seus colaboradores possam sair da zona de conforto.

Quer se aprofundar mais no assunto? Oferecemos um curso de planos de negócio e planos de ação. Acredito que será enriquecedor para você empreendedor e para seu empreendimento. Acesse os links (1 e 2) e saiba mais!

Qual é a estratégia que você utiliza em seu negócio? Compartilhe conosco!

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD


Category: plataforma ead