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Escolhendo o nicho de mercado

Esse post é dedicado a quem ainda tem dúvidas e ainda não iniciou de fato o seu e-commerce. Iremos tratar sobre os nichos de mercado.

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Na verdade, escolher o nicho de mercado deve ser o primeiro passo de quem quer começar a empreender com uma loja virtual. Sem este passo dado, você não consegue fazer o seu planejamento, seu plano de negócio, escolher o seu público alvo… Não consegue fazer nada!

Se pergunte: Em que área eu desejo atuar? Sim, sabemos que essa pergunta é difícil de ser respondida. Bom, não adianta ser generalista. Não venda de tudo um pouco, isso não dará certo. Escolha uma especialidade para trabalhar no seu e-commerce.

João quer vender cursos online em sua plataforma EAD. No entanto, cursos online é nicho muito grande, há zilhões de cursos online que você pode vender. No entanto, João é bacharel em Direito, tem mais afinidade com este curso e há muita demanda para isso. Desta forma, João optou pelo nicho de mercado de Direito. Então, ele não venderá cursos de manicure. Pegou a ideia? Você pensa em algo do seu interesse para vendas e vai afunilando cada vez mais.

Você sabe como identificar esses segmentos? Ao segmentar adequadamente o seu mercado, você se torna mais assertivo e assim consegue melhorar os resultados dos seus esforços de marketing e comunicação, pois se tornam mais eficazes. Conheça agora algumas dicas que irão lhe ajudar neste processo.

Defina o grupo de consumidores que serão o foco da empresa. É importante que você acompanhe esse grupo de clientes e as mudanças que os acompanham.

Segmente e selecione o seu público. Para isso, você deve ficar atento ao mercado consumidor do qual fazem parte os clientes ao concorrente que produz e vende mercadorias ou prestam serviços idênticos ou similares ao que você irá ofertar. É fundamental que você obtenha o máximo de informações possíveis sobre esses mercados e as mantenha atualizadas.

Defina seus objetivos. É preciso definir bem os seus propósitos para que não se perca. Ao elaborar o objetivo do negócio, considere o seguintes questionamentos:

  1. Qual produto ofertarei?
  2. Quais serão os benefícios oferecidos?
  3. Quais os resultados?

Estabeleça as suas metas. Suas metas devem demonstrar claramente o que você pretende. Precisam ser possíveis de serem medidas e controladas, devem ser alcançáveis, devem contemplar o resultado pelo qual vale a pena lutar e precisam ter data para acontecer.

A última dica é que você escolha a melhor estratégia para avançar sobre o mercado escolhido. Depois de escolhido o objetivo e traçado as metas pontuais para alcança-lo, desenvolva a melhor estratégia de segmentação e então saiba que quando você domina as técnicas de segmentação e as pratica, tudo melhora. Desta forma, alcançar o sucesso do seu negócio se torna mais fácil. 🙂

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Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD



Category: plataforma ead