Blog Ensino a Distância

Erros recorrentes cometidos pelo empreendedor

Seu negócio está com problemas recorrentes? Sua empresa fechou com menos de 1 ano de funcionamento? Abrir um novo empreendimento não é fácil e tem que ter muita persistência e muita cautela. Elencamos três erros que os empreendedores costumam cometer.

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE com a FGV, 1/3 das empresas fecham nos dois primeiros anos de atividade. Quais são os motivos para isso?

O primeiro motivo é não ter um plano de negócios. Tudo que vamos fazer na vida requer um planejamento e organização. Portanto, antes de entrar em campo, faça um bom plano de negócios. Considere todas as variáveis possíveis e principalmente, cuidado com os modismos. Não ache que você irá montar um negócio e ficar rico do dia para a noite.

O segundo motivo é não ter uma reserva financeira pessoal. Não tem capital de giro na empresa? Como foi falado, o empreendedor não vai ficar rico do dia para a noite, há o período de maturação do negócio. O ideal é que você tenha uma reserva de seis meses a um ano no mínimo, tanto para capital de giro que a empresa irá necessitar, tanto para as despesas das pessoas físicas envolvidas no negócio.

O terceiro motivo é não ter um comportamento empreendedor. Lembre-se que agora você é um empresário e não mais um empregado. O empregado recebe um determinado valor de salário no dia certo com combinado com empresa onde trabalha. Tem hora para entrar e quase sempre a hora pra sair. Na maioria das vezes, folga no final de semana. O empreendedor não pode ser assim. Agora é com você! Você tem que dar o exemplo. Tem que ser o primeiro a chegar e o último a ir embora.

Tem algum erro que você já cometeu em seu negócio? Conta pra gente!

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead