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Engajamento do aluno com o curso online

Esse assunto é sempre muito perguntado no meio do ensino a distância: O engajamento dos alunos dentro dos cursos online. Quando é lançado um curso online e o empreendedor não está preparado e não conhece o cenário do EAD, ele fica muitas vezes perdido, paralisado e decepcionado porque os alunos não participam dos cursos ou não consegue gerar tráfego para o site.

Aumentar o engajamento dos alunos com o seu curso é definitivo para ter sucesso em seu negócio EAD. E o sucesso está ligado à participação dos seus alunos. Quanto mais interação, mais participação, mais engajamento você gera. Hoje em dia existem inúmeros meios de marketing para divulgar o seu trabalho, mas ainda o melhor marketing é o “boca a boca”.

Primeiramente, para que o seu aluno já se atraia de cara com os seus cursos, a sua plataforma EAD deve ser responsiva e de fácil manuseio. Te garanto que se houver várias dificuldades para acessar o seu curso, o aluno vai desistir no meio do caminho, as vezes não consegue nem fechar a venda.

Muitos tutores e empreendedores deste ramo (curso EAD) tem dúvidas de como engajar seus alunos já matriculados, como prenderem a atenção deles e até como fazer eles se matricularem em outros cursos.

Temos que partir do pressuposto que o curso já é ONLINE e a pessoa que está estudando provavelmente está em casa. Quem estuda em casa ou trabalha em casa sabe quais são as desvantagens e que há várias distrações. Por isso a dificuldade em gerar engajamento com os alunos e se diferenciar dos seus concorrentes.

Sempre atualize o conteúdo dos seus cursos. As vezes você produziu o curso em 2014. Pode parecer que 2014 é recente, mas muita coisa já aconteceu desde então. Procure saber o que está antigo e atualize! Não só o texto, mas pode já existir novas tecnologias que poderão auxiliar o seu conteúdo e ainda prender a atenção do seu aluno, como vídeos e etc. Até porque quem quer estudar algo ultrapassado?

O chat é uma forma ótima do aluno interagir com outros alunos e tutores, seja para comentar sobre o conteúdo estudado ou até para tirar dúvidas, transformando algo muito similar à aula sala de aula. Quanto mais o aluno se sentir “acolhido”, especial, melhor. Quanto mais o aluno tiver contato com o tutor, melhor, pois gera engajamento do aluno com o curso e aumenta o seu interesse e interação. Não só o chat. Existe também outras ferramentas, como por exemplo fóruns de discussão. Nele cria-se um ambiente de troca de conhecimento e debates sobre o assunto estudado.

Procure conversar com seus alunos buscando um feedback. Assim, você saberá o que está bom ou ruim e o que você poderia implementar em seu negócio EAD. A partir dos feedbacks você conseguirá elaborar uma conteúdo personalizável para seus alunos e ainda cria um bom relacionamento entre o tutor e o aluno.

A transmissão ao vivo também é uma ótima ferramenta para gerar engajamento. Em vez do aluno ler textos ou assistir vídeos prontos, ele poderá assistir uma simulação de aula ao vivo no formato de live. Desta forma, a interação acontece em tempo real, podendo tirar dúvidas com o tutor na mesma hora e tecer comentários sobre o conteúdo aplicado juntamente com os outros alunos.

Trabalhe com formatos diferentes na medida do possível. Não foque apenas em vídeo aulas e textos. Ofertando uma gama de conteúdos diferentes para seus alunos evita de acharem o curso monótono.

Por fim, estimule a prática de exercício. Além de apresentar vídeos e todas as interações que já falamos anteriormente, procure elaborar tarefas para que seu aluno possa treinar o que ele já aprendeu.

O engajamento ainda é um assunto que gera muitas dúvidas. Ao elaborar seus conteúdos para venda, pense em primeiro lugar em como atrair e prender a atenção do seu aluno.

A Global EAD também produz cursos online e animações! Saiba mais sobre clicando na imagem abaixo:

Tem alguma outra técnica de engajamento que não mencionamos neste post? Conte para nós! 🙂

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead