Blog Ensino a Distância

Empreender na crise?

Empreender já não é a tarefa mais fácil. E empreender na crise? Em uma pesquisa do SEBRAE foi revelado que nunca se abriu tanta empresa no Brasil. A taxa de empreendedorismo é a maior dos últimos 14 anos. É a forma que muitas pessoas tem encontrado para driblar o desemprego e sair da crise. Mas, não é tão simples ter sucesso. O Brasil é o país que tem alma empreendedora através do seu povo que sonha com a liberdade de ser dono do próprio nariz.

Hoje, 4 entre 10 brasileiros adultos tem uma empresa ou estão envolvidos na criação de uma. No entanto, há um grande obstáculo no meio caminho: O desemprego. Desta forma, muitas pessoas tem utilizado do empreendedorismo para fugir da crise e colocar o sonho de empreender com o seu próprio negócio em prática.

A crise é algo que não temos gerência, infelizmente. São vários acontecimentos no país que faz com que circule menos dinheiro. E o que fazer diante disso? Desistir de empreender? Jamais. Mas, o que é necessário ter neste momento delicado é CAUTELA.

Lá vão algumas dicas que pode ser que ajude em momentos de crise financeira no país:

  • No momento em que decidir abrir o seu negócio pra valer, não esqueça de fazer seu plano de negócios. Dentro dele, coloque um tópico de como você pode gerir seu negócio em tempos de crise.
  • Mesmo que você decida gerir seu negócio na crise, não se esqueça do capital de giro. Você precisa e precisará de capital para manter a sua empresa pelo menos nos primeiros meses.
  • Não se endivide na crise. Empreenda com o seu dinheiro neste momento.
  • Saia do óbvio, nade contra a correnteza que é a crise. Não fique esperando o melhor momento.
  • Seu cliente sempre será a sua melhor divulgação. Cative eles e fidelize!
  • Se for o caso de cortar gastos do seu empreendimento, evite cortar o marketing (caso tenha). Se o seu produto/serviço não for divulgado, como que você espera que as pessoas comprem?
  • Cuide, mas CUIDE MUITO da sua gestão financeira. Não abra mão do fluxo do caixa.
  • Pense no bolso do cliente. Se estamos em crise, os seus clientes também estão com “pouco” dinheiro. Será que não é a hora de repensar o preço dos seus produtos/serviços?

Sabemos o quão ruim é trabalhar e gerar renda na crise. Mas, não podemos fechar os olhos para isso, até porque “os boletos não se pagam sozinhos”. Busque inspiração e motivação. Empreender na crise com certeza irá lhe preparar para trabalhar em qualquer cenário.

Uma dica de ouro: Na Global EAD estamos com a promoção relâmpago: Adquirindo o plano básico, além de estar incluso a loja virtual e tudo que você precisa para o seu projeto EAD, estão inclusos 6 cursos prontos para venda. Pra que esperar para criar conteúdo para venda? Comece a gerar renda desde já!

Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Conta ai pra gente! 🙂

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead