Blog Ensino a Distância

Empreender com pouco dinheiro dá certo?

Empreender com pouco capital? Se você parar para pensar, todo negócio deveria começar pequeno para depois testar se vale a pena investir mais dinheiro no empreendimento. Muitas pessoas que querem ser empreendedores tem costume de olhar para um negócio de sucesso e usar isso como parâmetro. No entanto, esquecem que pode ser que essa pessoa que está servindo de “inspiração” não tenha começado pequeno. Entendeu a ideia?

Na minha opinião, devemos sempre começar pequeno, pois investir muito dinheiro no começo não é garantia de sucesso para ninguém. Pode ser de que dê super certo, mas pode ser que você perca muito dinheiro.

Se você tem capital para começar um empreendimento, comece com pouco e teste bastante a sua ideia para ver se dá certo com pouco dinheiro, para que depois você invista mais.

Se a sua pergunta é se é possível empreender com pouco dinheiro, eu diria que é possível sim, mas com parcimônia, obviamente. A busca por empreender tem aumentado justamente pelas pessoas que procuram melhores condições de trabalho, horário flexível e melhores salários. Se for o seu caso, de não ter tanto capital para iniciar um empreendimento, não se frustre! Tem espaço para todo mundo. No entanto, deixamos aqui um alerta: Uma coisa é ter pouco dinheiro. Outra coisa é não ter capital suficiente para se iniciar um empreendimento. Cuidado! Não indicamos que se perca em milhares de dívidas. Faça um planejamento financeiro antes de tudo!

O segmento online tem um custo reduzido. Por esta razão que este nicho tanto cresce com o passar dos anos. Vamos utilizar como exemplo uma loja de roupas: Se você tivesse uma loja física, você pagaria o aluguel, funcionários, água, luz e etc. No online, você ficará restrito à plataforma EAD e outros recursos que eventualmente você precisará. Para quem deseja iniciar um empreendimento com baixo custo, opte pelo online.

Além de optar pela maneira online e ter baixo custo, há o risco limitado. Na pior das hipóteses se der tudo errado, você gastou pouco para colocar aquilo em prática e pode partir para uma outra ideia, vendo que aquilo não deu muito certo. Quando dá resultado, você investe mais dinheiro para tornar o negócio mais profissional e ganhando escala.

A ideia que queremos passar é que não há a necessidade, a obrigatoriedade de começar o seu negócio investindo rios de dinheiro. Na realidade, nem é tão inteligente, pois como falamos, não há garantia de nada. Você pode SIM começar com pouco e ao perceber que sua renda está aumentando, você vai investindo de pouquinho em pouquinho.

Raramente o problema de um negócio ruim é o dinheiro, geralmente é a má administração do empreendedor.

A Global EAD está com uma promoção relâmpago para você, empreendedor que quer começar pequeno. Clique na imagem abaixo para saber mais:

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD


Category: plataforma ead