Blog Ensino a Distância

Empreendedorismo: Persona x Público alvo

O que é persona? Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, quem você quer que se encante pela sua oferta de conteúdo. Ela é baseada em fatos reais sobre comportamentos e características demográficas dos seus clientes, assim como a criação das suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Neste momento, é importante pensar em criar um modelo simplificado de persona. Esse modelo que pode e deve estar em constante melhoria. Pouco a pouco você pode melhorar e ter mais informações sobre a sua persona por meio de históricos de compra, entrevistas, formulários e comportamentos de consumo.

Qual seria a diferença entre persona e público alvo? É comum que haja confusão dos conceitos. Persona e público alvo não são sinônimos. Vamos à um exemplo prático:

Público alvo – Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500,00, pretendem aumentar a sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona – Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio.

Entendeu a diferença? Público alvo é de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos e serviços. Já a persona, como já falado, é a representação do seu cliente ideal, de uma forma mais humanizada, mais personalizada.

Em um primeiro momento, pode soar muito parecido, mas faz toda a diferença pensar em toda a estratégia de marketing direcionada ao Pedro Paulo e não ao extenso público alvo.

Sem uma persona definida é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acaba falando português para quem só entende grego. 🙂

Já tem a sua persona definida? Conta ai pra gente!

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Quer conhecer mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui!

Category: plataforma ead