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Empreendedorismo: Jornada do cliente

Porque as empresas estão cada vez mais interessadas em desenhar a jornada do seu cliente? O que você acha que é mais fácil? Vender algo que está disposto em uma loja física ou vender algo online? Na loja física é muito mais fácil, não é? Você se interessou por algo e para pagar, é só levar ao caixa e voilà!

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Agora voltemos para o nosso nicho de mercado: Vender cursos online. Muitas das vezes o aluno nem sabe que necessita do curso. O processo até a decisão final da compra se chama jornada do cliente. É você, empreendedor, tutor, que irá proporcionar isso ao seu cliente. É necessário que você acompanhe o cliente desde a sua indecisão pelo produto até o momento do pagamento.

Desta forma, iremos tratar sobre 5 estágios do cliente e a importância de conhecer cada um desses estágios para que você consiga otimizar o resultado do seu negócio ou da sua loja virtual.

O primeiro estágio é a descoberta. O cliente irá descobrir você em algum momento. Essa descoberta pode acontecer através de uma indicação, de uma referência ou através de uma pesquisa online que ele está fazendo. Por isso é tão importante você estar presente no maior número de canais para que você seja descoberto. Se você não fizer nenhuma ação de divulgação, as pessoas não irão te descobrir.

O segundo estágio é o interesse. O cliente descobriu você e passou a ter interesse. Claro que vão haver clientes que te descobriram, mas não se interessaram. Mas, o processo de avanço desse cliente é: ele fez a descoberta e agora passou a ter interesse por você, até ele tomar a decisão de compra. Nesse estágio do interesse é momento de fazer uma interação com o seu aluno em potencial. Terá de criar um relacionamento com esse cliente para que ele se convença de avançar e comprar.

O terceiro estágio é o de experimento. É o momento em que ele compra o seu produto e ele passa a ter acesso a ele. Assim, ele irá saber se ele gostou do produto, se gostou da experiência. Muitas pessoas dizem que nesse primeiro momento, mesmo com a compra, ele ainda não é seu cliente. Passe a melhor experiência possível para ele, para que a partir daí ele faça a segunda compra.

O quarto estágio é quando ele realmente vira o seu cliente. Ele vai comprar a segunda vez, a terceira vez, porque ele gostou da experiência, gostou do seu produto.

O quinto estágio é o evangelizador. É quando o cliente gosta tanto de você, que ele vai começar a divulgar seu produto por livre e espontânea vontade, sem ganhar nada com isso. Quanto mais “evangelizador” você conquistar, mais divulgação espontânea terá. A divulgação espontânea converte muito, pois as pessoas levam em consideração o que as outras dizem por aí.

Gostou das dicas? Conta pra gente! 🙂 Boa sorte com os seus clientes!

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Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

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