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Empreendedorismo: Identificando oportunidades de negócios

Os empreendedores estão sempre gerando novas ideias para negócios em potencial. Mas, como eles podem reconhecer entre tantas ideias quais representam verdadeiras oportunidades? Como saber se a sua ideia não é uma furada?

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Uma das formas para fazer essa análise é definir as características de uma oportunidade genuína. Jeff Timmons, um importante especialista em empreendedorismo descreveu uma oportunidade como sendo um produto ou um serviço que tem quatro características.

  • Criar valor significativo para os clientes
  • Oferece um potencial de lucro
  • Condiz com a capacidade da equipe envolvida
  • Ideia durável ao longo do tempo

Para Timmons, se uma ideia passar por estes quatro pontos ela pode ser considerada uma boa oportunidade de negócio. É preciso que a ideia resolva um problema dos clientes (no nosso caso, educação a distância). Se você está criando um novo produto, deve-se preocupar em como esse produto irá tornar das pessoas melhor.

Quais são as necessidades do mercado que seu produto irá atender? E além disso, qual é o tamanho do público alvo que possui essa necessidade?

Lembre-se: Os clientes irão pagar por um produto ou um serviço somente se perceberem um benefício cujo o valor supera o seu custo. Quanto maior o valor percebido, mais eles estarão dispostos à pagar.

Uma oportunidade deve ter a capacidade de oferecer um potencial significativo de retorno, tanto para os empreendedores como para possíveis investidores. Quanto vale a pena investir no novo negócio? Qual é a estimativa de lucro que ele pode nos trazer? É importante avaliar essas informações o mais cedo possível, pois elas trarão segurança para quem está investindo e energia para quem estará dedicando tempo e esforço para concretizar essa ideia. No mínimo, uma oportunidade deve remunerar acima do risco envolvido do negócio. Então, fique alerta.

Não adianta ter uma ideia se você não tem a capacidade de executa-la. Sua ideia pode ser linda no papel, mas você tem condições de torna-la realidade? Ou pelo menos sabe como fazer isso? Aqui nós podemos considerar dois tipos de capacidades: A capacidade técnica e a capacidade financeira.

Por fim, para que uma ideia seja uma oportunidade de negócios, é interessante que ela seja perene ao longo do tempo. Quanto maior o tempo que a sua ideia irá atender às necessidades dos clientes, maiores são as chances do negócio ser lucrativo.

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

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