O empreendimento já possui um modelo de negócio? O Canvas, que também é conhecido como modelo de negócio, é uma ferramenta que auxilia na estruturação do seu empreendimento.
Indicamos a leitura do post sobre a identidade visual: Clique aqui. 🙂
O modelo de negócio foi criado por um suíço que se chama Alexander Osterwalder. Esta ferramenta funciona como se fosse um quadro e assim você conseguirá visualizar as principais funções de um negócio em blocos relacionados, no qual se pode descrever, visualizar e modificar modelos de negócios.
Ao conhecer e experimentar este quadro, você consegue refletir melhor sobre a empresa e conseguirá descobrir o que realmente precisa ser feito para atrair clientes e alavancar o rumo do seu negócio.
Basicamente, o objetivo do quadro é ajudar o empreendedor a responder quatro perguntas:
- O que?
- Para quem?
- Como?
- Quanto?
Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada uma delas. O que vou fazer? Não há negócio sem “o que”. Nesta fase você determinará com poucas palavras a sua proposta de valor. Reflita sobre o que você está oferecendo, a necessidade dos clientes e o que eles irão ganhar com o que você pretende oferecer.
Para quem vou fazer? Você já sabe o que vai fazer. Neste momento é a hora de encontrar os seus clientes e à quem é dirigida a sua proposta de valor. Nesta etapa é a hora que você conecta a sua proposta de valor com segmentos de clientes e a forma como se relacionará com eles.
Como vou fazer? Todo negócio precisa de uma estrutura para funcionar, certo? Simples ou complexa, essa estrutura é que tornará possível viabilizar a sua proposta de valor. Nesta etapa você deverá ficar atento ao que é fundamental e indispensável, tanto nos recursos, como nas atividades. Lembre-se: Consiga parcerias.
Quanto vou ganhar e quanto vai custar? Um negócio tem custos e esses custos devem ser capazes de gerar receita. Nessa etapa você irá criar soluções para receber os pagamentos dos produtos/serviços e descrever quanto gastará para fazer o negócio acontecer.
Não fique restrito ao quadro. Teste as hipóteses com o maior interessado: o mercado. 🙂
Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui.
Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD