Blog Ensino a Distância

Empreendedorismo: Dúvidas recorrentes

Se você nunca teve uma empresa antes ou nunca trabalhou neste meio, é normal você ter dúvidas sobre o empreendedorismo. O meio digital cada vez avança mais e se torna complexo. Pode ser você já entenda sobre o assunto. Mas, existem pessoas “cruas” no ramo e é sempre bom sanarmos questões e adquirir mais conhecimento. Neste post em especial, iremos reunir apenas algumas dúvidas recorrentes sobre o empreendedorismo e o empreendedor.

Dúvida 1- O que significa ser empreendedor?

Primeiramente, se você acha que empreendedor é sinônimo de ter dinheiro fácil no bolso, você está completamente equivocado. O empreendedorismo não lhe dá nenhuma garantia. É além disso, ser empreendedor é o momento em que você pode tirar seu sonho do papel e botar para funcionar. “Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.“. 

Dúvida 2- Quanto de dinheiro eu preciso para começar um empreendimento?

Para responder com mais precisão esta pergunta, é necessário que elabora um plano financeiro e a partir dai, poderá saber quanto você irá precisar para dar o pontapé inicial em sua empresa.

Alguns especialistas dizem que em até 18 meses (no mínimo) a empresa ainda estará passando pelo momento de estruturação. Ou seja, é importante que você tenha capital o suficiente para existir até então.

Nosso conselho é: Se elaborar seu plano financeiro e perceber que ainda não há capital o suficiente para iniciar o seu empreendimento, adie a ideia. Evite se afundar nas dívidas!

Dúvida 3- Escolher uma plataforma EAD e montar a loja virtual para vender meus produtos, me dá a garantia que terei muitos clientes?

Primeiramente, você deve ter em mente que quem tem o perfil de empreendedor, utiliza o “fracasso” ou alguma situação ruim ou inesperada como aprendizado em caso de situações emergenciais. Pode ser que no inicio dê certo e mais pra frente dê errado ou vice e versa. Não há como prever o fracasso. O sucesso depende de várias coisas, além de você.

E a resposta para essa pergunta é não. Você optar pela plataforma X ou pela agência de marketing Y não é garantia nenhuma de sucesso. Obviamente que se você escolher uma plataforma EAD com os melhores recursos, com benefícios que podem auxiliar a sua venda, ajudará você chegar um pouco mais rápido no sucesso. Mas, não é garantia nenhuma!

A internet é algo gigantesco. Você precisa criar a sua estratégia de marketing para ser achado e para captar clientela. Essas coisas não são automáticas.

Dúvida 4- Para começar um empreendimento digital para vender meus produtos e serviços, qual seria a estrutura dele? O que é necessário?

O mais importante é que você consiga achar uma boa plataforma EAD, a que lhe oferece mais recursos. Mas vamos elencar algumas coisas que vemos como essenciais para o seu negócio, pelo menos no início:

  1. Loja virtual
  2. Uma plataforma EAD personalizável
  3. Uma boa logo e banners
  4. Mail marketing integrado à plataforma
  5. Gateway de pagamento
  6. Redes sociais

Dúvida 5- Não consigo achar nem uma vantagem em ter um empreendimento digital.

Te dou uma: Trabalhar em casa. Obviamente que o seu foco terá que ser maior, pois dentro de casa há várias distrações como televisão, cama, parar para comer, enfim. Mas, você terá muito mais liberdade, flexibilidade no horário, mais qualidade de vida, não pegará trânsito e entre outras vantagens.

Tem mais alguma dúvida? Comente aqui embaixo! 🙂

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead