Blog Ensino a Distância

Empreendedorismo: Como fazer pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado é muito importante para que você conheça seu cliente e o seu ramo para que sua empresa fique mais forte.

Indicamos a leitura do post sobre contratos para uma loja virtual (clique aqui) :D.

Todas as decisões relacionadas à novos empreendimentos contém certo grau de incerteza, por isso é importante que o empresário conheça bem o mercado de atuação. Para isso utiliza-se a pesquisa de mercado.

Mas, o que é essa pesquisa e como realiza-la? A pesquisa de mercado visa orientar o empreendedor na definição das estratégias empresariais. Ela também gera dados que servem para tomar decisões, corrigir erros e etc.

Ela pode ser realizada por meio da coleta de dados primários, ou seja, diretamente com o público alvo, como entrevistas presenciais e questionários online e também por meio de análise de dados secundários, como pesquisas do IBGE ou de instituições setoriais.

A internet é uma grande aliada do empresário que conta com ferramentas gratuitas que permitem conhecer melhor o mercado, como por exemplo o Google Trends, Google Analytics e Facebook Insights.

No Google Trends o empresário insere um termo e vê o interesse dos internautas. Assim, fica sabendo o quanto as pessoas se interessam por tal produto

O Google Analytics permite conhecer melhor o público que acessa o site da empresa, quantos visitantes, tempo que permanece no site, cidades de onde acessam e comparar o desempenho com sites similares.

Já o Facebook Insights permite entender o perfil de público que acessa uma página no Facebook e comparar o desempenho dela com os concorrentes.

Tem pessoas que dizem que para seu empreendimento seja lucrativo, não é necessário pesquisar o que as outras empresas tem feito. Isso é um completo equívoco. A pesquisa de mercado não é copiar e pesquisar os seus concorrentes e sim o ecossistema do negócio.

Compreenda que as formas convencionais de fazer pesquisa de mercado são relevantes para qualquer negócio. Mas, em uma realidade em constantes mudanças é necessário que o empreendedor também utilize de informações disponíveis na internet, que são de fácil e rápido acesso.

Você tem feito pesquisa de mercado para ajudar o seu negócio? 🙂

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos? Clique aqui.

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead