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Empreendedorismo: Análise da concorrência

São bem poucos os mercados que atualmente não tem nenhum tipo de concorrência. Neste post vamos tratar sobre como analisar esta competição e sabe por qual caminho seguir.

Indicamos a leitura do post sobre pesquisa de mercado! 🙂 (clique aqui)

Você sabe o que os seus concorrentes andam fazendo? Se a resposta for negativa, é o momento certo para começar olhar para eles.

Já parou para pensar na importância de analisar seus concorrentes? Conhecer e analisar a sua concorrência são ações importantes para o mundo dos negócios.

Em qualquer mercado há grandes chances de ser uma competição acirrada. Com as facilidades tecnológicas que temos hoje e potencial alcance da internet, até os nichos mais específicos estão concorridos.

Por esta razão, você não pode começar o seu projeto sem antes analisar o que seus concorrentes estão fazendo. Leve em consideração o mercado onde você está inserido e o tipo de produto que você está produzindo.

Comece pelos seus concorrentes mais próximos, aqueles que são fisicamente perto da sua empresa. Veja como é a abordagem deles e como funcionam as suas táticas de vendas. Essa é o momento de detectar possíveis falhas que sejam oportunidades para você também.

Depois olhe para internet e o potencial de alcance dela. Pode ser existam vários players estratégicos atuando na sua área mesmo que não estejam próximos. Você acaba sempre concorrendo com quem tem alcance à sua área de atuação.

Preço, qualidade, formas inovadoras de disponibilizar produtos e serviços destacam-se nesse cenário competitivo. Mas, como proceder com essa análise?

O empreendedor deve conhecer as próprias características, aquelas referentes aos produtos que comercializa, ao seu porte, aos locais e a capacidade de atendimento. Depois é que se compara com outras empresas que possuem características idênticas ou semelhantes.

Existem diversos aspectos que podem ser examinados ao fazer a análise da concorrência, como por exemplo, o bom entendimento dos seus objetivos estratégicos e metas futuras.

Além disso, será dado um enfoque na análise da capacidade dos concorrentes procurando verificar quais os seus pontos fortes e fracos em diferentes aspectos do seu negócio.

Elaborando uma visão realista desses pontos, você poderá determinar qual a capacidade que eles detêm para iniciar ou reagir a um movimento estratégico.

A análise deve abordar as principais do negócio, como: Capacidade financeira, estrutura de custos, capacidade produtiva, canal de distribuição, marketing e vendas, operações e por ai vai.

Ao analisar a concorrência o empreendedor se sobressai e adquire conhecimentos que auxiliam no crescimento da visibilidade do negócio e do produto oferecido.

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Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead