Blog Ensino a Distância

Educação corporativa: Como diminuir a rotatividade na empresa?

Certa vez, trabalhei em um escritório de advocacia que de mês em mês contratavam pelo menos 10 pessoas. Naquele momento eu achei legal. Até porque com a crise do desemprego, eles estariam ajudando muitas pessoas. Quando eu fui contratada por este escritório, eu percebi que “o buraco é mais embaixo”.

Indicamos a leitura do post sobre educação corporativa: Clique aqui. 😀

Percebi sozinha que o índice de rotatividade era MUITO alto. Só na minha equipe saíram pelo menos 5 pessoas em 1 mês. Quando perguntei sobre isso para um colega de trabalho, ele me respondeu que isso era comum dentro desse escritório. Não deu outra. Em 8 meses eu pedi demissão.

No meu caso, eu acredito que o problema foi a gestão da empresa, pois de 5 pessoas, 4 pediam demissão e 1 era demitido por alguma razão. Ter o controle da rotatividade na empresa, que também é chamado de turn over, é muito importante. Quando a taxa é alta, é sinônimo de estar acontecendo algo errado dentro da empresa.

Mas a pergunta é: Como fazer com que essa taxa não vire algo preocupante, influenciando nos resultados finais e que os colaboradores continuem na empresa? A educação corporativa é uma das soluções mais eficazes para este tipo de problema.

Uma das causas mais frequentes para que o turn over seja algo corriqueiro em sua empresa é a falta de orientação da gestão para com os colaboradores e a falta de treinamento dos mesmos.

A rotatividade no ambiente de trabalho traz muitos problemas e prejuízos (não só financeiros) para a empresa, como a redução do capital intelectual, a perda de tempo, gastos maiores com rescisões contratuais e etc.

E como que um treinamento corporativo pode ajudar a diminuir o índice de rotatividade dentro da empresa? O treinamento é justamente para capacitar o colaborador que está começando e engajar o funcionário que já está um tempo na empresa e está desmotivado.

E hoje em dia, a tecnologia se tornou aliada nesse quesito também. Há plataformas EAD que dispõe de cursos que servem como capacitação para os colaboradores. Qual a vantagem nisso além de melhorar o desempenho de seus funcionários? O baixo custo da implantação desse treinamento em comparação à outros tipos de soluções. O colaborador poderá fazer este treinamento dentro de sua própria casa ou até pelo celular.

Invista em seu funcionário! O gasto com a rescisão (apenas) é maior do que você implantar um treinamento corporativo em sua empresa. Pense bem!

Na Global EAD, temos um projeto perfeito para você, empresário, que precisa realizar um treinamento. No plano completo, estão inclusos 52 cursos de capacitação. Perfeito para quem deseja treinar os funcionários. 🙂

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead