Blog Ensino a Distância

E a identidade visual?

Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais lança produtos no mercado? Mais de um milhão de empresas são abertas no Brasil em pelo menos 1 ano. Isso é bom e ruim. De um lado, pode proporcionar mais empregos e oportunidades para nós brasileiros, mas de outro lado a criação de empresa em massa acaba saturando o mercado e propiciando uma enorme concorrência.

Indicamos a leitura sobre o post sobre mitos do empreendedorismo: Clique aqui.

Mesmo que o seu produto (no nosso caso, cursos online) seja de ótima qualidade, não quer dizer que é sinônimo de sucesso. Desta maneira, o empreendedor precisa sair da zona de conforto e tentar descobrir como ele pode inovar e trazer de diferente para o seu nicho de mercado para poder se sobressair. Você vai parar de vender um produto e começa a vender um conceito, uma marca. Essa é a ideia principal que um empreendedor deve levar para a vida.

Mas o conceito escolhido pelo empreendedor pode ser facilmente confundido pelo seu público alvo e assim, a importância da identidade visual. O consumidor não compra um produto, ele compra uma marca. Por exemplo: Você está em busca de um curso de engenharia mecânica, tem zilhões de lugares que oferecem esse curso, mas você sabe que a empresa X é super bem conceituada, o site é super inovador e ela oferece esse curso. Aonde que você vai preferir comprar? 🙂 Pegou a ideia?

O ser humano pensa visualmente. As imagens sempre são assimiladas e depois analisadas, diferentemente de um texto. Ao escolher uma identidade visual para o seu negócio pode trazer para sua empresa um real crescimento. A identidade visual sempre ajudará o cliente na hora da escolha do produto, ou seja, INVISTA!

Se não for você mesmo que irá criar a sua identidade, o profissional que você escolher para elaborar isso, precisa compreender a necessidade da sua empresa, o que você vende e qual é a missão dela. Não é apenas um trabalho de design e que tudo fique “bonitinho”, é uma filosofia. Por exemplo: Imagine que você venda carnes. Você vai escolher como identidade visual o símbolo do veganismo? Não né?

A escolha de cores, layout, logo, banners… Tudo isso está em conjunto dentro de uma identidade visual. Para que você não se perca dentro dos mecanismos de busca e seus clientes achem que você é mais um dentro de milhões, escolha bem a sua identidade visual. Além disso, você precisa escolher uma plataforma EAD que permita que você utilize a sua identidade visual e não a delas. Sim, ainda existem muitas e muitas plataformas que não são personalizáveis. Cuide do seu cartão de visita que é o seu próprio site! 😉

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead