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Diminuindo o abandono de carrinho no e-commerce

A grande taxa de desistência de compras é uma das maiores preocupações de empreendedores de e-commerce. Para reverter essa situação, precisamos entender o porquê de o consumidor ter esse hábito.

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Segundo uma pesquisa recente, há alguns dados interessantes sobre esse cenário: 44% dos consumidores alegam que os custos de frete são muito altos, 41% ainda não estavam dispostos à comprar, 27% ainda estavam comprando preço, 25% desistiram pois o preço era maior que estimaram e 24% guardam a compra para um outro momento. Analisando esses dados podemos começar com ações direcionadas e assertivas para diminuir o abandono do carrinho:

Dica 1: Diminua o valor do frete. Já que esse é um dos pontos que mais interferem na decisão de compra dos clientes, é nele que você precisa mexer em primeiro lugar. Existem algumas ações que você poderá tomar para diminuir o frete e aumentar a taxa de conversão das suas vendas. Oferecer frete grátis é uma opção. Mas, tome cuidado para que os custos não sejam maiores que a sua lucratividade.

Dica 2: Mail marketing. Não deixe de lado as campanhas pelo mail marketing, elas podem ser usadas em seu favor e em muitos momentos dos processos de venda do seu e-commerce, como do abandono de carrinho. Esse fluxo de mail é muito úteis para sua empresa fazer um acompanhamento das ações do seu cliente, sempre incentivando a aquisição do serviço ou dos produtos.

A implementação na desistência nos casos de compra é simples. Algumas horas depois que o cliente abandonou o carrinho, mande um e-mail informando que ainda há produtos selecionados e perguntando se ele encontrou algum tipo de problema durante o processo de compra.

Essa tática é muito boa, pois além de instigar o cliente a finalizar a compra, ainda dá a oportunidade dele expor qual foi o problema encontrado para que o processo tenha sido interrompido e para que você possa fazer melhorias nos pontos mais indicados pelos clientes.

Não deixe de dar atenção aos clientes que abandonaram o carrinho, eles já mostraram interesse de fazer uma compra em seu e-commerce e talvez estejam precisando de só mais um empurrãozinho para finalizar a compra.

Dica 3 – Ofereça uma experiência de compra impecável. Pode até ser que seu potencial cliente não esteja querendo efetuar uma compra no momento, mas as vezes ele está comparando preços. Mas, se o seu site estiver bem desenvolvido e oferecer uma boa experiência de compra, o cliente pode até finalizar o pedido sem nem perceber. Invista em boas descrições de produtos, fotos instigantes, trabalhe bem na funcionalidade, aumente as opções de pagamento, deixe a sua loja virtual rápida e segura. Tudo isso pode influenciar na decisão de compra dos visitantes e diminuir o abandono de carrinho.

E ai? O que você acha que gera esse abandono de carrinho? O que você está fazendo para evitar? Conta pra gente 😀

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Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

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