Curso sob demanda: O que é?

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre o trabalho de um profissional de design instrucional e uma empresa terceirizada (neste post). Em uma empresa EAD esse é um dos trabalhos destes profissionais: Criar conteúdos/material didático (curso sob demanda) para o curso online. Vamos falar um pouco sobre o que é a criação de curso sob demanda?

Há várias empresas segmentadas no mercado, cada uma com a sua especificidade. Umas escrevem para blogs, outras produzem cursos completos, outras elaboram apostilas.

No nosso caso, seria criação de cursos sob demanda. Mas, o qual seria o benefício de contratar este serviço? No que ajudaria o seu empreendimento EAD?

Antes de adentramos no que realmente consistem em ser “curso sob demanda”, vamos inicialmente introduzir a importância de se investir em cursos online. Já parou para pensar no porquê de estar interessado neste assunto?

O cenário atual – mesmo que vivendo momentos assombrosos – de nosso país, quiçá planeta Terra, tem “empurrado” a educação/o estudo para o caminho do EAD (ensino a distância), pois, atualmente esta é a saída mais correta, mais sensata e mais segura. Este, talvez, seria o melhor (por incrível que pareça) momento para tirar o seu projeto de venda de cursos do papel. A procura por cursos online tem crescido exponencialmente, por vários motivos. Trouxemos alguns dados que podem abrir seus olhos para a plataforma EAD: Segundo dados, realizado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) o último Censo EAD (2016/2017), foi determinado que houveram 561.667 alunos em cursos regulares a distância, 217.175 em cursos regulamentados semi presenciais, 1.675.131 em cursos livres não corporativos e 1.280.914 em cursos livres corporativos. Imagine em 2020!

Adquirindo uma plataforma de ensino a distância para a venda de seus cursos online, com certeza há várias vantagens. Iremos apresentar alguma delas: Com o ensino a distância, haveria a flexibilidade tanto para o professor como para o aluno, pois não exigiria um horário fixo para que o aluno estude e nem um horário fixo para que o professor insira as suas aulas. Não será necessário a ida á um local presencial para assistir a aula, assim, diminuiria o custo que o aluno e o professor teriam para chegar ao local e para retornar para sua casa. O aluno poderá assistir as aulas de qualquer lugar, podendo usar um aparelho celular, um computador ou até um tablet. Outra facilidade/motivo para investimento para vendas de cursos online, é a possibilidade de treinamento de equipe de uma empresa ou invés de contratar empresas terceirizadas para a aplicação de treinamentos de pessoal. Com uma implementação de cursos online para seus funcionários, terá a garantia de que sempre poderá atualiza-los com mais facilidade e conseguirá diminuir gastos como a contratação de treinamentos como já é comum em empresas.

Falando em economia, o EAD (ensino a distância) sempre sairá mais barato para o aluno e para a empresa (professor). Ponha na ponta do lápis quanto custará abrir um curso presencial:

  1. Contratação de professores
  2. Aluguel do espaço
  3. Água
  4. Luz
  5. Telefone e internet

E entre outros fatores.

Trouxemos brevemente os prós sobre o investimento em cursos online e agora poderá começar o seu planejamento. Para começar você precisará encontrar uma plataforma EAD ideal para o seu projeto. Plataforma EAD NÃO é o SITE apenas. A plataforma é o sistema por trás do site. Isso é muito importante que entenda e que seja muito claro, por isso a tamanha importância de se fazer uma boa escolha de uma boa plataforma com bons recursos. Não só os recursos básicos, mas os recursos que te levarão ao sucesso, que poderá “bater de frente” com a concorrência. Mais do mesmo já tem muito por ai, não acha?

Bem, digamos que já tenha escolhido a plataforma EAD ideal para o seu projeto. E agora? O que irá vender? Pode ser que já tenha todo o seu conteúdo, material didático e afins prontos para venda, certo? Mas, neste caso, vamos trabalhar com a hipótese que queira começar o seu projeto, mas, ainda não possui cursos para venda ou possui poucos cursos e quer aumentar a sua demanda. O que fazer neste caso? É aí que entra a história de cursos online sob demanda. Esta modalidade ajuda bastante quem não quer perder tempo criando conteúdos e quem deseja conteúdos personalizados para aumentar o que já existe dentro da sua própria plataforma EAD.

No entanto, não é indicado para quem tem pressa. Cursos/conteúdos sob demanda, demanda tempo, como o próprio nome diz! Isso pode ser considerado como uma “desvantagem”. Se você precisa logo dos cursos, opte por comprar cursos prontos.

Ainda não entendeu muito bem a funcionalidade de cursos sob demanda? Vamos lá:

É uma facilidade tremenda que você pode ter caso queira investir em seu negócio ou dar o pontapé inicial. Há muitas empresas que revendem cursos prontos para venda, como também produzir cursos sob demanda. Ainda utilizando da hipótese de que você queira iniciar seu projeto de venda de cursos em plataforma EAD: Digamos que você tem interesse de vender cursos de investimentos para iniciantes. Mas, não sabe por onde começar, porque apenas tem um pequeno conteúdo, mas que sabe que não venderá. Além disso, não sabe produzir um curso, gravar um vídeo e entre outros fatores que pode acontecer.

Quando opta por cursos prontos (o que também vendemos, por sinal) dificilmente terá um certo “alinhamento” com a sua identidade visual de seu projeto, não será conforme você escolheu, não terá os seus professores de confiança, nem a linguagem que costuma utilizar para suas aulas, apesar de ser uma boa opção quando não há nenhum material didático para a empresa produzir o curso para você ou você tenha pressa para começar seu projeto e opta pela compra de dezenas de cursos prontos para venda.

Importante frisar que neste caso não será algo personalizado como se fosse por demanda. O curso pronto não tem como ficar “dando pitaco” ou escolher como que quer que seja feito. Como o próprio nome diz: PRONTO. Geralmente, a empresa lhe encaminha uma listagem e você só poderá escolher os cursos dessa listagem para comprar.

Diga-se de passagem que adquirir cursos prontos para venda em sua plataforma é um certo risco para o seu projeto/negócio, pois é algo padrão da empresa que criou, não é personalizável, você não poderá incluir nenhum conteúdo dentro do curso pronto e outras empresas concorrentes podem ter este mesmo produto, já que ele é amplamente revendido como white label (ou seja, não há nenhuma menção a nenhuma empresa que tenha criado ele, você poderá incluir a sua logo). Lembrando ainda que: Não escolhendo a opção de “cursos prontos”, você conseguirá eliminar o custo com pagamentos de licenças de conteúdos digitais prontos.

Isto posto, quando deseja algo personalizado, com a sua cara, sua identidade visual e com o conteúdo que você deseja, é necessário que seja sob demanda. Se você consegue dar conta de criar conteúdos sozinho, ótimo! Se não consegue, aconselhamos a contratar empresas terceirizadas especialistas neste ramo. É muito difícil administrar a empresa, atender clientes e ainda criar conteúdo. Para tirar esse “peso”, a decisão mais benéfica seria a contratação de profissionais. Ademais, para quem tem pouca verba e não deseja fazer a contratação de pessoas que saibam fazer a criação de cursos, a melhor maneira é terceirizar este trabalho.

Mas, optando pela aquisição de cursos sob demanda referente ao tema que gostaria de vender em seu site, acreditamos que terá muito sucesso! Entendemos que o seu projeto educacional é único e necessitará de conteúdos exclusivos e originais. Com certeza seus alunos terão uma outra percepção de seu ensino com conteúdos que iremos prover para o seu projeto. Desta maneira, será até mais fácil conseguir expandir o seu projeto/curso/empresa dentro da internet, oferecendo cursos novos e com conteúdos exclusivos. Que aluno não gostaria de estudar com animações ao invés de uma apostila em PDF com 700 páginas sem UMA imagem sequer?

Mas, como isso funcionará de fato? Cada empresa realiza este serviço de uma forma, acredito eu. No entanto, estamos aqui representando a GlobalEAD, certo? Eu sou uma das pessoas que cria os conteúdos digitais, ou seja, transforma o seu material didático em um super curso interativo :). Vou contar como funciona em nossa empresa:

A pessoa que está interessada entra em contato conosco (via chat online, telefone, WhatsApp ou e-mail) informando que gostaria que produzíssemos um curso para ele. Certo, neste caso temos dois caminhos: Continuaremos com a hipótese do cliente queira ter um curso de investimento para iniciantes. O primeiro caminho é quando o cliente que está interessado no projeto de curso sob demanda, já tenha algum material, como por exemplo: Uma apresentação no Power Point, uma apostila no word, alguns artigos e etc. O outro caminho é quando o cliente quer que seja produzido um curso sobre investimentos para iniciantes, mas não tem nenhum material. Neste caso, é possível que possamos produzir este curso sem um segmento dado pelo cliente? Bem, depende. Caso o cliente deseje um curso personalizado para ele e não tenha nenhum tipo de material e nem tenha quaisquer expertise neste tema, nós da GlobalEAD iremos verificar com o nosso conjunto de professores se há alguém disponível para tal ou se não há realmente a possibilidade.

Até porque não podemos escrever, produzir algo que não seja de nossa expertise para depois haver a venda deste produto, concorda? Por esta razão a tamanha importância do cliente nos enviar o que ele tem de material didático. Dentro desta situação, ainda, na hipótese do cliente nos oferecer o material dele, importante frisar que o material seja REALMENTE DELE. Não poderemos utilizar, se valer de materiais escritos e produzidos por terceiros, pois isso configuraria plágio e plágio é crime.

Continuando: O cliente nos informou o seu desejo de transformar o material que ele possui em um curso interativo. Ok, qual é o próximo passo? Nós iremos solicitar o envio deste material e a nossa equipe irá dentro de alguns dias estudar o material, analisar, verificar o que possui, se há a possibilidade de transformar em curso e entre outros fatores. A partir daí, poderemos fazer o orçamento para o cliente. Mas, como é calculado este orçamento? Geralmente nós levamos em consideração a quantidade de material enviado, a quantidade páginas, a quantidade de interação que o cliente solicita e quantos dias levará para ser produzido.

Já aconteceu algumas vezes de recusarmos o material do cliente. Uma vez nos foi enviado vários materiais para análise. Eu tinha achado muito bom, pois geralmente não chegam tantos materiais de um cliente só. Quando fui analisar de fato, 90% eram planilhas de Excel e 10% era uma pequena apresentação em Power Point com assuntos desconexos e muita e muitas equações. Provavelmente era algum assunto sobre contabilidade, impostos, algo assim. Isso não quer dizer que se um dia você se interessar em ter um curso sob demanda sobre contabilidade, não iremos fazer. Dependerá do seu material. Precisamos de um mínimo de texto para fazer sentido na hora de criarmos o curso. Aliás, precisa fazer o mínimo de sentido para o aluno! Não adianta jogarmos meia dúzia de equações dentro do software que usamos e só. Nosso intuito é criar um material que seja atrativo para seus alunos!

Pois bem, digamos que o cliente tenha aceitado o orçamento. Nosso financeiro entrará em contato com ele e irão combinar a melhor forma de pagamento para as duas partes, obviamente que mediante a assinatura do contrato. Desta forma, poderemos começar o nosso trabalho de produção do conteúdo. É prazeroso realizar este serviço, pois, de certa maneira, nós acabamos estudando e conhecendo outros assuntos e temas que não corriqueiros nossos.

Independentemente de como o cliente escolheu o seu projeto e onde ele utilizará este curso após pronto, nós prezamos por um curso com entretenimento. Mesmo que seja um longo texto, mas um texto que possa ser interativo de certo modo. Dentro deste contexto, nós produzimos cursos sob demanda:

  1. Em SCORM;
  2. Com animações (podemos inserir nossas vozes, o personagem conversa com o aluno…);
  3. Storytelling;
  4. Muitas imagens, galerias de fotos;
  5. Gamificação;
  6. Quiz;
  7. Áudios;
  8. Vídeo aulas;
  9. Conteúdo interativo e outros recursos.

Após a produção do conteúdo, que dura em média 2 a 3 semanas, dependendo do tamanho do projeto, nós enviamos o conteúdo para aprovação do cliente. Obviamente que caso o cliente queira alterar o incluir algo após a sua análise, é viável. No entanto, após o prazo determinado pelo contrato acordado, não é possível mais fazer alterações. Mas, fique tranquilo (a), dará tempo de fazer tudo! 🙂

Após a sua aprovação do conteúdo que produzimos e o término do prazo estipulado em contrato acordado entre ambas as partes, voilá! Está pronto para começar a ser comercializado!

A GlobalEAD está com um novo projeto: Criamos cursos sob demanda e também vendemos cursos prontos :D. Clique na imagem abaixo para saber mais:

Se você deseja conhecer mais sobre este mundo EAD, cursos online e plataforma EAD, clique neste link 🙂

Cursos sob demanda é sempre uma boa pedida para quem não tem conteúdos para vender em sua plataforma e que deseja iniciar um ótimo empreendimento EAD. Boa sorte! 🙂

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

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