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Como lidar com a concorrência no EAD?

Muitos empreendedores consideram a concorrência como uma ameaça. É até um pouco hipócrita desmentir isso. As pessoas, cada vez mais, querem um espaço maior no mercado, neste caso, na internet. Acabar de vez com os concorrentes é algo quase que improvável, mas, há estratégias específicas para esse tipo de situação.

Indicamos a leitura do post sobre análise da concorrência: Clique aqui. 😀

No ensino a distância não é diferente. Para escrever sobre isso, estava lendo uma matéria da Folha sobre a concorrência no mercado EAD e muito me interessou. Em certa parte falava-se que os professores se sentiam “despreparados” perto dos tutores por eles estarem mais perto da tecnologia atual, pois um tutor além de preparar seu material didático, precisa fazer todo o planejamento do curso e até gravar as aulas. Assim, professores vendo esse crescimento do ensino a distância se especializam neste nicho e acabam lecionando apenas online, fazendo assim com que cresça mais ainda a concorrência.

No entanto, professores que estão ligados à tecnologia acabam saindo na frente de quem não é. Foi o próprio conselheiro da ABED que falou isso: “As instituições precisam de professores que saibam lidar com a tecnologia. Quem não tem Facebook e odeia WhatsApp não deve ir para educação a distância”.

O que eu mais gostei na matéria foi o título: “Concorrência no ensino a distância obriga educador a virar showman”. E isso é muito real. Hoje em dia, para você conseguir prender atenção do aluno você tem que ter um diferencial e o que mais vemos por aí são vídeo aulas de tutores praticamente “dando cambalhotas”. Não digo isso como algo errado, cada um tem a sua forma de trabalhar, logicamente.

Existem algumas estratégias que fazem você lidar melhor com a concorrência:

A dica mais básica é: Conheça os seus adversários. Faça uma análise da sua concorrência, o que eles oferecem e quais são seus diferenciais. Isso não quer dizer que você tenha que copiar o que eles fazem, porque você continuará sendo concorrência e a ideia dessa dica não é essa. É justamente você saber o que eles não oferecem e como eles trabalham para você apresentar seu trabalhar melhor.

Batalha de valores dos produtos/serviços: Não vale a pena fazer isso, se por acaso você ver que o seu concorrente está vendendo algo por um valor muito menor que o seu. Diminuir o valor é desvalorizar o que você vende.

Ser ético: Se o seu concorrente age de forma anti ética para tentar ultrapassar você, não faça disso uma vingança. Todos estão buscando um lugar ao sol. Concorrências também podem virar uma parceria futuramente. Tem que haver respeito e o respeito tem que ser mútuo.

E você? Já analisou os seus concorrentes? Conta aí pra gente 🙂

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Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead