Blog Ensino a Distância

Como gravar um vídeo?

Você pode ter a melhor plataforma EAD com os melhores conteúdos. Mas, sabe que um vídeo enriquece o seu material didático, não é mesmo? Muitas pessoas postergam uma gravação de vídeo por vergonha ou por falta de técnica. Como gravar um bom vídeo?

Indicamos a leitura do post sobre funcionário e empreendedor: Clique aqui. 🙂

Primeiro de tudo: Tenha força de vontade. Sabemos que é chato você parar o seu dia e começar a falar sem parar para uma câmera. Sim, é monótono. Mas, essa vontade tem que partir de você. Com certeza um aluno irá se interessar mais pelo seu curso se além de textos e mais textos, tem um vídeo complementando o conteúdo.

Faça um roteiro do que você irá explanar. Não perca seu tempo fazendo improvisações, ainda mais quando se é iniciante neste ramo. Você pode acabar perdendo tempo demais editando suas pausas na fala, sendo que você poderia seguir um roteiro sem dar muitas voltas no assunto. Dica bem básica: Anote em um papel os tópicos principais para você começar o seu assunto e prenda este papel embaixo da câmera. Quando esquecer o que falar, dê uma olhada no papel disfarçadamente.

Se você é tímido (a), procure um lugar silencioso e grave sozinho (a). Com certeza a sua gravação irá fluir mais se não tem alguém te olhando ou fazendo você rir.

Tudo bem se você não tem uma câmera profissional para fazer a gravação do seu vídeo para o seu curso online. Muitos youtubers ainda filmam com celular e possuem uma audiência grande, reflita. Se você optou por gravar com celular, anote essas pequenas dicas, mas que irão fazer diferença. Se você irá utilizar uma câmera, estas dicas também são pertinentes:

  1. Limpe sempre a sua lente do celular antes de começar a gravar. Pode reparar que a imagem irá ficar mais nítida.
  2. Verifique onde o microfone do seu celular fica. Dependendo da posição que você colocar o seu celular para gravar, atrapalhe o áudio gerando assim o retrabalho. Se gravar uma vez é difícil, imagina duas.
  3. Grave o seu vídeo na horizontal. Repare que o monitor do computador e uma televisão são telas horizontais. Assistir com a tela cheia é muito melhor e deixa seu conteúdo uniforme. Gravando vídeos com o celular em pé, na hora de exporta-los, irá ficar com faixas pretas ao lado do vídeo.
  4. Utilize a luz ao seu favor. Evite de gravar em locais escuros se você não possui um estúdio com luzes artificiais. Grave de frente para uma janela ou uma varanda, no ar livre, por exemplo.
  5. Estabilize seu celular. Utilize um tripé ou se não for possível, uma pilha de livros com algo para apoiar o seu celular atrás. Evite de segurar com a mão. Uma hora você vai cansar e um vídeo tremido, ninguém merece, não é?
  6. Escolha o melhor local de gravação que você possui. É importante que seja silencioso, qualquer ruído pode atrapalhar. Escolha um bom cenário. Pode parecer uma dica boba, mas o visual do vídeo é tudo.

A forma em que você irá passar o seu conteúdo para seus alunos do seu curso online é muito importante. Você precisa falar pausadamente, respirando corretamente e impondo a sua voz. Alguém presta atenção em quem fala muito baixo ou muito alto? Não.

câmeras que você consegue virar o visor dela para você. No entanto, muitas pessoas pecam ao gravarem o vídeo olhando para o visor e não para a lente da câmera. Isso acontece também com quem grava com o celular. Ficam olhando para si mesmos e esquecem de olhar para a câmera. Você precisa fazer com que o seu aluno sinta que está dentro de sala de aula ou tendo uma aula particular. Olhando para você mesmo não irá funcionar.

Esse medo é fácil de contornar. Utilize estas dicas e você irá perceber que sua gravação irá fluir bastante. Você não está falando com a câmera e sim através dela. Não seja robotizado.

Com toda a certeza confiamos no seu potencial e temos certeza que conseguirá criar vídeos para o seu curso online! Boa sorte.

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead