Blog Ensino a Distância

Como gerir seus alunos na plataforma EAD?

Se você está prestes a começar um novo empreendimento de ensino a distância e não sabe ainda ou tem dúvidas de como você poderá gerir seus alunos dos cursos online, este post é direcionado à você! 🙂

Indicamos a leitura do post sobre público alvo e persona: Clique aqui.

Entendo a dificuldade e dúvidas de alguns profissionais do ramo EAD em relação ao gerenciamento de clientes em uma plataforma, justamente por não ser cara a cara, por ser online. Como manter um bom relacionamento com o seu cliente a distância?

A gestão de clientes é essencial para qualquer empresa, mais importante ainda para empreendimentos digitais. No momento em que você detectou o seu público alvo e a sua persona, você já conseguiu identificar a necessidade dos seus clientes e é a partir daí que você começará a organizar as informações que você obteve deles e oferecer um atendimento personalizável sempre que possível.

É essencial que você conheça de olhos fechados o seu negócio. Analise como é seu ciclo de vendas, quanto tempo que leva e qual é a maior dificuldade em transformar um prospect em um cliente. Assim, você conseguirá ter uma visão mais ampla do seu negócio.

Identifique os erros em seu negócio e não os repita. Para um bom gerenciamento de alunos, você precisa ser organizado. Imagine que seu aluno tenha perdido a senha e você também não consegue resolver o problema dele por falta organização? Não saber quem é o seu cliente, também é um erro que não pode ser cometido.

Não ignore o pós venda. Como que é o seu relacionamento com o seu ex-aluno? Já parou para pensar que ele ainda é um potencial cliente? Se existe alguém fácil de converter como cliente, esse alguém é o seu ex aluno.

O centro da sua gestão de alunos deve ser o bom relacionamento com eles. Tenho certeza que se ele for bem tratado, ele fará um bom marketing para você e DE GRAÇA.

Como seu negócio é online, a partir de uma boa plataforma EAD, os dados dos seus alunos são muito mais fáceis de conseguir. Você também não precisa esperar um contato do seu aluno para ter um relacionamento com ele, ele pode ser ativo.

A plataforma EAD da GlobalEAD permite que você faça download de planilhas com todos os dados necessários dos seus alunos. Além disso, você consegue visualizar o andamento dele no curso online por relatórios, como notas, visualizações de vídeos, quanto tempo ficou online e etc.

Um dica de ouro: Você conseguirá visualizar a partir da plataforma EAD se o seu aluno concluiu ou não o curso. Que tal mandar um e-mail para o aluno que não concluiu o curso e questionar de houve alguma dificuldade ou dúvida? Você consegue a partir desse contato fazer com que o seu aluno se sinta especial e bem tratado e além disso… Captar feedback. 🙂

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead