Blog Ensino a Distância

Web conferência: Como transmitir online as suas aulas?

Muitas pessoas preferem utilizar os vídeos para se comunicar melhor com seus alunos, além de textos. É verdade que os vídeos aproximam mais o aluno do tutor, funcionando como uma sala de aula virtual. No entanto, graças a evolução da tecnologia nós temos uma ferramenta que ajuda muito mais nesta aproximação: A web conferência.

Em uma aula transmitida ao vivo, você consegue expor melhor as suas ideias e ainda consegue complementar o seu conteúdo aplicado juntamente com os comentários e dúvidas do seu aluno, tornando assim, uma aula muito mais completa. Mas, ainda há muitas dúvidas de como implantar esta ferramenta na plataforma EAD.

Inicialmente, você precisa verificar se o sistema EAD escolhido por você tem esta ferramenta de transmissão online. Lembrando que não é essencial para o seu negócio, mas é algo que poderá diferenciar no meio da concorrência. Quanto mais objetos educacionais você tiver implantado em seu curso online, melhor! O cliente precisa de interações diferenciadas para se encantar com o seu curso e comprar. O que mais tem pela internet são cursos com textos e vídeo. Invista no seu diferencial!

Você acha que a transmissão ao vivo é só você sentar de frente para a câmera e ficar falando até cansar? Incremente as suas aulas online! Chame convidados especialistas no assunto para complementar seu conteúdo, palestras, workshops e ainda poderá conseguir leads com a solicitação de dados para cadastro do aluno.

Precisa de algumas dicas? Vamos lá…

  1. Verifique se a sua internet não atrapalhará. Realize testes antes de começar a transmitir a sua aula.
  2. Organize o local aonde você irá fazer a sua transmissão. Ajuste a iluminação. Lembre-se das dicas que já oferecemos em outros posts. Não tem problema se você não tem uma softbox, utilize a luz natural. Grave de frente para uma janela.
  3. Perca tempo montando um bom roteiro para a sua aula. Como você fará ao vivo, não terá como editar as suas falas. Tente não improvisar, tenha a responsabilidade do que você irá levar aos seus alunos.
  4. Pode-se dizer que a câmera é o pilar da web conferência. Se a sua opção é utilizar a sua webcam ou celular, não esqueça de limpar a lente para melhorar a qualidade da imagem.
  5. Divulgue com antecedência o horário e o dia da transmissão ao vivo para os alunos serem pegos de surpresa.

Bom, deu pra perceber que é necessário um planejamento para iniciar a sua aula online, não é! E você? Já utilizar a web conferência para lecionar ou ainda não? Conta pra gente o que você está achando desta ferramenta!

A Global EAD, uma das melhores plataformas EAD, oferece aos seus clientes a partir do plano profissional esta ferramenta de web conferência para a transmissão de aula ao vivo.

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead