Blog Ensino a Distância

Como criar conteúdo para seu curso online?

Criar curso online – de público alvo até ferramentas SCORM

O momento de criação de seu curso online é muito prazeroso, contudo antes da redação é importante especificar seu público alvo. A verdade é que seu público alvo vai determinar a linguagem que vai usar e nortear a escolha dos objetos educacionais que seu curso vai utilizar. Outro detalhe importante é perceber que ensino a distância é algo bem diferente do ensino presencial. A internet causa certo frisson nas pessoas. O vírus do imediatismo corrói a paciência dos alunos. Vídeos, por exemplo, não podem ter mais que 15 minutos. Uma hora de aula presencial precisa ser resumida em apenas uma aula de 15 minutos.CRIAR curso e plataforma ead

Público Alvo

Atenha ao fato de que o público alvo vai determinar que objetos educacionais seu curso será mais eficiente. Seu objetivo é fazer com que seu conteúdo seja absorvido e tão melhor que seus instruendos estejam abertos para receber sua informação. O público infantil estará mais aberto para cores fortes, letras enormes e muitas imagens. Vídeos e animações serão bem-vindas. No caso de seu conteúdo ser mais denso como um curso de direito, por exemplo, considere que apenas vídeos não são suficientes. A leitura complementar é muito importante. Os vídeos são ótimos e serão um bom resumo, mas atente que por este objeto educacional só será capaz de fazer que seus alunos absorvam o principal; o foco. A leitura é fundamental neste caso.

Considere igualmente sua capacidade. Atualmente praticamente sozinho(a) poderá gravar vídeos, criar animações ou escrever uma apostila e inserir imagens nela. Há softwares que te auxiliam a desenhar mesmo que você não seja um Picasso. Smartfones são excelentes para gravações praticamente profissionais. Já percebeu que os telejornais fazem pequenas takes com celulares especialmente quando jornalistas não podem carregar o aparato pesado das câmeras e equipamentos? Considere sua capacidade e tempo. No caso de você não ter “intimidade” com a câmera criar vídeos pode não ser uma opção. A falta de tempo ou inabilidade com a informática pode ser um fator limitador para criar suas animações. Raciocine sobre montar uma equipe. Criar uma apostila e inserir pequenas imagens nela é um trabalho simples. Não deixe suas aparentes limitações o pare. Começar a criar seu curso é a tarefa mais difícil!

Vídeos

O Brasil é um dos países que mais consome vídeos no mundo. Atrás de poucos países como Estados Unidos e China podemos caracterizar isto como consequência da evolução dos smartfones e as redes sociais como Youtube, FaceBook e até o Instagram. Designers instrucionais (a grosso modo são profissionais, coordenadores pedagógicos do mundo virtual e especialistas em ensino a distância) afirmam que a partir do terceiro minuto de um vídeo há degradação de performance do aluno. Em outras palavras o aluno começa a perder interesse pelo conteúdo a partir do terceiro minuto depois de começar a assistir o vídeo. Provavelmente já reparou vários cortes na edição de um vídeo no Youtube. Isto é um método para fazer o vídeo ser mais célere e menor. Degustar uma informação virou algo demodê 🙂

Assumindo que a gravação de seu curso pode ser feito até mesmo com um celular, considere ótimos softwares de edição como Cantasia. O curso gratuito “como criar um curso online” tem outras dicas.

Animações

Animações são muito interessantes e são capazes de fazer com que seu conteúdo seja interativo. Em outras palavras é possível que seu aluno interaja, aprenda e seja avaliado enquanto degusta seu curso.

Várias são as ferramentas para produzir animações. Em 2016 a GlobalEAD usou o Articulate para produção de vários de seus cursos. Hoje, em 2019, indico o iSgring. É muito fácil de operar e a versão demonstrativa consegue apresentar resultados bem interessantes.

Animações com iSpring podem ser uma solução para os tímidos que não desejam gravar. Usando simples arquivos de powerpoint com áudio é possível fazer grandes conteúdos. Observe estes exemplos clicando aqui.

Que tal produzir quadrinhos? Esqueça sua inabilidade para desenhar. Isto é passado. O Powtoon brinca com você! Produza vídeos e quadrinhos profissionais para dar inveja a muito caricaturista!

Um ponto importante no momento de criar sua animação: o software que utilizar precisa ter a capacidade para exportar seu curso no formato SCORM. Este formato garante que qualquer plataforma de ensino a distância possa consumir este seu conteúdo e o apresentar seus alunos. Este vídeo pode esclarecer bem este assunto: Vídeo Youtube SCORM

Apostilas

Sem dúvida que apostilas são os objetos educacionais mais utilizados em ensino a distância. Não deixe de produzir seu curso online se seu conhecimento e competência ainda não te permitem ir além deste recurso. A curva de aprendizado precisa ser obedecida. Considere este um primeiro passo.

Uma deficiência deste recurso é o fato de que qualquer um pode usurpar seu material didático e o reproduzir sem o seu consentimento. Muitos métodos podem ser utilizados para mitigar este problema: marca d´água e consertar esta apostila em um livro virtual.

Livros virtuais são métodos de conversão de simples apostilas em um objeto HTML fazendo com que seu aluno não possa fazer download do conteúdo mas “folhear” o curso. Nada como um exemplo:

Considere este excelente software: SlideShare e Issuu . São fáceis de usar. Além de impedir o download de sua apostila forçará o aluno a degustar seu conteúdo somente se estiver conectado à internet. Repare que no exemplo acima usei o PowToon e o slideShare sem saber desenhar uma bola 🙂

Teste de Plataforma EAD

Preparado para o mundo online? Que tal uma plataforma de ensino a distância profissional e com aplicativo de celular incorporado? Grátis 7 dias para testar 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis
Category: curso online, plataforma ead, tecnologia