Blog Ensino a Distância

Como criar conteúdo para EAD?

Como criar conteúdo para EAD?

Uma dúvida comum!

O profissional que deseja dar o primeiro passo ao iniciar o seu negócio EAD, peca muitas vezes antes mesmo de começar a revender seu material. Geralmente as pessoas procuram primeiro por uma boa plataforma EAD (ensino a distância), o que é um erro. Antes de tudo, você deve-se perguntar: Eu já tenho material didático o suficiente para poder revender no meu sistema EAD? De que que adianta você ter um super sistema LMS se você não tem conteúdos e cursos online para comercializar na internet?

No entanto, é importante que você verifique nas plataformas EAD que você está pesquisando, se elas suportam a estrutura do seu matérias didático, como por exemplo: Scorm, vídeos hospedados no Vimeo, conteúdos em HTML, dentre outras extensões.

Neste post nós iremos apresentar duas opções para criação de conteúdo EAD, sendo uma gratuita e a outra paga. São opções para que seu curso online seja enriquecido. Se coloque no lugar do aluno: Você preferiria ficar horas lendo um texto chato no Word ou estudar em curso interativo, com vídeos, áudios e quiz?

Sway

O Sway é um programa similar ao Powerpoint, no entanto, transforma a sua apresentação em uma apresentação melhor de ser visualizada por seu aluno. Para quem busca por uma apresentação de curso como storytelling, pode ser uma boa escolha para começar seu projeto EAD,

Talvez você não tenha percebido, mas ele faz parte do pacote Office. Este software pode ser acessado, além do computador, em celulares e tablets.

Uma boa vantagem é que você não precisa ser expert em criação de conteúdos ou ter conhecimento de códigos. A partir deste software você pode inserir além de textos, vídeos, arquivos do One Drive, arquivos em PDF, planilhas do Excel e muito mais. Pra finalizar, o ponto chave deste software é que ele é gratuito, ou seja, se você começou o seu negócio sem muita verba, este programa é ideal para você.

Articulate

O Articulate é um software mais completo. Se você busca mais interatividade do aluno com o seu curso, essa é a escolha ideal para o seu negócio.

O layout dele permite ter algo similar ao sumário no qual o aluno pode verificar foi até então a porcentagem de leitura do curso. Permite, ainda, criar uma espécie de prova (chamada de quiz) podendo optar se o aluno continua o curso ou não se reprovar no quiz.

O software oferece também uma interação fantástica com personagens, podendo escolher entre executivos, médicos, atendentes e dentre outros. Nesta opção, há como criar diálogos ou fazer perguntas para que o aluno escolha a alternativa correta.

Como pode perceber, este software é muito mais completo e irá enriquecer bastante o seu conteúdo em sua plataforma EAD. Todavia, isso terá um custo, pois o programa é pago.

Daremos uma opção bônus: A Global EAD está com um novo projeto. Agora, criamos conteúdos EAD pelo software Articulate. Você poderá comprar um de nossos cursos prontos ou se você do seu desejo, nos encaminhar o seu material didático e nós criamos o curso baseado em suas informações.

Indicamos como leitura também o post sobre vídeos X animações. Clique aqui! 🙂

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead