Blog Ensino a Distância

CNPJ: É obrigatório ter para abrir uma loja virtual?

Esse é um assunto muito controverso. Alguns dizem que é obrigatório ter um CNPJ e outros dizem que é facultativo. E você? Tem alguma opinião formada sobre isso?

Vamos desmitificar essa questão toda. Para qualquer pessoa “existir” na sociedade, ela precisa ter alguns documentos, certo? Como a identidade (RG), CPF e o título de eleitor.

Para as empresas, é algo similar. Para uma empresa existir, ela precisa ter documentações, ser regulariza conforme a lei manda. No entanto, estamos tratando de lojas virtuais, correto?

Para abrir uma loja virtual, não é obrigatório um CNPJ para a empresa existir, é da sua escolha. Nada impede você abrir uma loja virtual com o seu próprio CPF. Eu acho muito mais prático!

Se a sua dúvida persiste em relação ao sistema de pagamento, não se preocupe. Você conseguirá vender seu produto/serviço por cartão de crédito sem precisar do CNPJ, o seu CPF já supre essa necessidade.

O gateway de pagamento Pag Seguro é muito tranquilo em relação à isso. Você consegue se registrar como lojista com o seu próprio CPF e consegue fazer suas transações.

Mas, ainda tem pessoas que preferem ter o CNPJ para passar credibilidade para o cliente. Não tem problema também! É da sua escolha.

Na Global EAD, o nosso segundo maior cliente não tem CNPJ, ele utiliza o seu próprio CPF. Então, percebe-se que isso não é parâmetro pra sucesso nenhum. Eu sou do time que prefere usar o CPF, acho muito mais cômodo. E você, o que acha sobre isso? Conta pra gente!

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead