Blog Ensino a Distância

Características de um empreendedor

Por diversas vezes aqui no blog conversamos sobre o empreendedorismo. Neste post, especificamente, iremos adentrar um pouco mais nesse assunto e iremos destacar algumas das características de um empreendedor. Será que você possui elas? 🙂

Indicamos a leitura do post sobre os mitos do empreendedorismo: Clique aqui.

O bom empreendedor deve estar disposto a sempre buscar oportunidades e não ficar na zona de conforto, sempre ter iniciativas. Quem tem esse perfil, geralmente sempre quer buscar inovações para os seus clientes e será um empreendedor atento ao mercado, proativo e que sempre se antecipará às situações difíceis.

O empreendedor que almeja o sucesso deve ser persistente. Nem todos os negócios dão certo e vão pra frente logo de início. Não se ludibrie com histórias famosas de empreendimentos que deram super certo desde o começo. Cada caso é um caso. Tenha perseverança e continue trabalhando.

Deve também correr riscos CALCULADOS. No mundo do empreendedorismo, quem empreende deve ser ousado e ter disposição para assumir os desafios (famoso “botar a cara a tapa”). Mas, obviamente não pode ser um passo aleatório e sim, deve haver o planejamento antes de você se arriscar.

O bom empreendedor deve exigir a qualidade dentro do seu negócio, seja novo ou que já está em andamento. Procure sempre crescer, ter bons colaboradores, uma equipe que você confia e ser organizado. Utilize como uma mantra: “Sempre superar as expectativas dos meus clientes e cumprir tudo que eu prometo”.

Uma das características que é necessário apontar, é o comprometimento. O sucesso está intimamente ligado à dedicação do empreendedor. Ser empreendedor não é sentar e esperar o dinheiro chegar até você. Você precisa estar disposta a dar duro em seu negócio. Não pense que você irá trabalhar em alguns finais de semana, pense na recompensa que você terá futuramente.

O empreendedor é uma pessoa estudiosa. É necessário estudar o mercado. Estar atualizado sobre o mercado é muito importante para que você consiga manter o seu negócio vivo, pois o aprendizado sempre alinha o empreendedor com as demandas dos clientes. Procure por cursos e profissionais que são referência em sua área e estude muito! 🙂

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead