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Atraindo ex alunos novamente para sua escola virtual

Se você acompanha nosso blog, provavelmente já deve estar enjoado de ler que “a busca por cursos tanto presenciais, como online, só vem crescendo mais e mais em nosso país”. Mas, não é exatamente isso que iremos tratar neste post. Iremos tratar sobre seus ex alunos.

Indicamos a leitura do post sobre engajamento dos alunos: Clique aqui. 😀

Pode ser que você ainda não tirou do papel a sua ideia de vender cursos online ou pode ser que você quer atrair mais clientes e nada melhor atrair alguém que já conhece o teu trabalho, não é? Esse post vale para todos!

É comum alunos de cursos presenciais abandonarem o curso, mas também vem sendo comum alunos abandonarem cursos online, por diversos motivos. No entanto, existem algumas soluções para melhorar esse índice de saída e também serve para atrair seus ex alunos (que será mais fácil do que conseguir novos clientes, concorda? ;)). Segue algumas dicas para reconquistar seus ex alunos/clientes:

Relacionamento com clientes: Manter uma boa relação com seu cliente é ESSENCIAL, pois gera confiança e e conforto para o consumidor final. Quem que não gosta de ser bem tratado, não é? Vou dar um exemplo que aconteceu comigo. Quando me formei na faculdade, era necessário entregar o histórico escolar. Precisei retornar à minha antiga escola na qual eu fiz todo o meu ensino médio. Ao chegar lá, fui recebida pelos antigos funcionários. Me bateu uma nostalgia, uma sensação tão boa, que quis voltar no tempo. Fui recebida tão bem que me emocionei de saudades. E é mais ou menos isso que você precisa passar para seus clientes. Um bom tratamento para eles sempre retornarem à sua plataforma EAD.

Preze pela qualidade do seu produto ou serviço: Para haja vendas recorrentes para o mesmo cliente/aluno (e que não vire apenas um ex), seu produto ou serviço deve ser de qualidade. Ninguém faz uma nova compra de algo que não gostou. Todavia, se o seu aluno concluir o curso ficando satisfeito com ele, há grandes chances dele querer fazer outros cursos ou continuar ou até divulgar para outras pessoas. Faça do seu cliente um aliado.

Nem tudo é venda: Certo, você tem uma listagem com todos os seus ex alunos/clientes. Mas, isso não quer dizer que você vai ficar “empurrando” todos os dias outros cursos para eles fazerem. Encaminhe e-mails periodicamente com conteúdos interessantes, sem pretensão de vendas, artigos, posts de blogs que tem a ver com o que ele estudou na sua instituição de ensino e etc.

Faça uma venda correta: Não “gaste o seu cartucho” a troco de nada. Evite oferecer cursos que não tenham relação com o que o seu ex aluno/cliente estudou. Ofereça ou busque produzir (se houver demanda e interesse) cursos de extensão ou avançados.

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo EAD

Category: plataforma ead