Blog Ensino a Distância

Atraindo clientes: Twitter

Neste post traremos mais uma dica para implantar em seu marketing digital e conseguir mais clientes para acessar a sua plataforma EAD. Marketing no Twitter? Será que dá certo?

Indicamos para a leitura o post sobre atrair clientes pelo LinkedIn: Clique aqui.

Continuando a nossa série de ideias para atrair clientes, falaremos um pouco sobre o Twitter. Diferentemente dos demais que já falamos aqui no blog, o Twitter para empresas é a rede social que mais de aproxima de um relacionamento com o seu cliente.

Quando o Twitter foi lançado, foi um boom aqui no Brasil. Chegamos a ser o segundo país que mais usa esta rede social. Mas, a dúvida é: Como utilizar desta ferramenta online para gerar lead e vendas?

Primeiramente, assim como as outras redes sociais que já falamos aqui, crie uma conta para a sua empresa. Se você já usou Twitter alguma vez na sua vida, sabe o não dá para escrever textos longos, você precisa fechar a sua ideia em 140 caracteres. A ideia é que você seja sempre objetivo e caso necessidade de mais caracteres, há a possibilidade de inserir links externos. Mas, pense: Ninguém acessa o Twitter para ler textos grandes.

Dentro dessa rede social, assim como o Instagram, há a possibilidade de inserir hashtags em seus posts. Na realidade, elas começaram no Twitter. O intuito delas é agruparem assuntos do mesmo nicho. O trending topics do Twitter é a listagem com as hashtags mais utilizadas naquele momento. Descubra quais são as melhores hashtags utilizadas para o assunto que você aborda em seu negócio.

O Twitter é um ótimo lugar para divulgar os posts que você fez em outras redes sociais e blogs que você publicou e assim, acaba atraindo novos clientes. E não precisa ficar restrito apenas nos seus posts novos. Você pode compartilhar posts antigos e fazer gerar novos acessos.

Você precisa ser ativo, faça tweets periodicamente. No entanto, encontre um equilíbrio em suas postagens para que você não seja um perfil chato de ser seguido. Acho que não é bem isso que você quer, não é?

Se você opta por usar redes sociais para alavancar a sua empresa, você precisa estar disposto à ouvir seus clientes, sendo coisas boas ou coisas ruins. O Twitter pode (também) se tornar um canal de SAC para a sua empresa. Lá, você poderá ler sugestões, tirar dúvidas e ler críticas sobre o produto e/ou serviço que você oferece em sua plataforma EAD.

Comunicação é tudo. Procure threads que falem sobre o assunto que convém ao ramo da sua empresa, mencione com o “@” o usuário, comece um diálogo e engaje seu negócio!

No campo de busca utilize as palavras chaves de assuntos pertinentes ao seu negócio para saber o que as pessoas vem achando sobre isso. Esta ferramenta pode servir como uma métrica e você consegue monitorar a sua concorrência, seus clientes e a sua empresa. Saiba o que estão falando por aí! MAS, não tente ficar vendendo pelos tweets, marque presença apenas para tentar solucionar um problema de algum usuário que possa surgir.

E por fim, mas não menos importante, essa rede social é para ser algo mais informal, mas, cuidado para não exagerar no humor. 😉

Quer saber mais sobre o mundo EAD e como criar cursos online? Clique aqui.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead