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Atraindo clientes: Facebook

Vender pela internet pode até parecer fácil, mas não é, se você já está nesse meio há um tempo, já conhece as dificuldades. Mas, graças à criação das redes sociais, elas vem proporcionando mais facilidade para encontrar persona ou público alvo para as vendas e além disso, ajuda (e muito!) na divulgação do seu produto ou serviço. Neste post falaremos um pouco sobre como atrair clientes usando o Facebook.

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É comum as empresas possuírem canais de comunicação com seus clientes como sites, fanpage, perfil no linkedin, canal no youtube, mas não sabem como atrair clientes utilizando destes canais e também não sabem a força que essas redes sociais tem.

Você tem ideia do impacto que a internet pode causar em seu negócio? O Facebook é a maior rede social do mundo, sabia? Mas, como aplicar isso no seu negócio?

Primeiramente, vamos ser francos. Ninguém acessa o Facebook com o intuito de comprar algo, certo? Para isso, você deve despertar a vontade de compra em seu público sem precisar esfregar na cara de ninguém e sem importunar com um milhão de publicações oferecendo seu produto/serviço.

Para isso, você não precisa publicar sobre o seu trabalho sempre em sua rede social pessoal. Crie uma fan page apenas para a sua empresa. Lá será mais fácil de algum cliente em potencial lhe encontrar.

Utilize gatilhos para despertar a vontade de compra. Conheça seus clientes e descubra qual é a necessidade dele para “catucar a dor”. Por exemplo: Você sabe que o mercado de manicures está em expansão, mas falta cursos online para as pessoas que querem se capacitar nessa área. Por coincidência você oferece este curso em sua plataforma EAD. O que você fará? Faça publicações sobre como o mercado de manicures está nem expansão. Você não realizará a venda em um primeiro momento, mas chamará atenção do seu cliente.

Certo, você atraiu a atenção do seu cliente. Agora é o momento de você engaja-lo. Como fará isso? Utilizando ainda nosso exemplo: Faça uma publicação com algum depoimento de alguém que fez o curso online de manicure ou até algum dado mostrando que você pode resolver o problema dela.

Pois bem, você já atraiu a pessoa e já engajou mostrando como pode ajuda-la. O terceiro passo é a conversão. Ou seja, você já mostrou a oportunidade e como você pode solucionar o problema da pessoa. Agora, é o momento da compra. Você já estará em contato com ela e fará com que ela acesse seu site. E olha só: além de conseguir com que a pessoa acesse seu site para comprar o curso, ainda terá tráfego em sua plataforma. 🙂

Entenda que quem acessa o Facebook, a pessoa procura por algo que ela se interesse, coisas sutis e conteúdos que façam sentido para ela. Então, quando você faz suas postagens em sua página, você tem que ser estratégico em fazer com que a pessoa saia do ambiente social e vá para o ambiente que está sob o seu poder, que no caso é a sua plataforma EAD. Por isso que no momento em que você faz as suas postagens, você deve parar e pensar: “será que se eu fizer essa postagem, a pessoa vai parar e clicar em meu site? O que eu preciso falar para ela para convencer que eu tenho mais conteúdo sobre isso em meu site?”.

A forma que você publica, que você escreve, o vídeo que você grava, tem que gerar desejo na pessoa em querer saber mais. Ou seja, não queira explicar 100% sobre o que você oferece no Facebook. O Facebook funciona como uma isca para você atrair a atenção da pessoa e leva-la para o seu site. Ali sim você tem a liberdade de explicar mais o que você oferece e ser mais persuasivo.

E não se esqueça que a qualidade de atendimento ao cliente (até em potencial) é indispensável. A pessoa que estiver interessada em sua publicação irá curtir o post ou até comentar, isso se já não entrar em contato diretamente pelo messenger. Mas, perceba todas as interações! A rede social já te deu a faca e a manteiga, use com sabedoria desta ótima ferramenta. 🙂

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Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead