Blog Ensino a Distância

Aprender a aprender?

Já reparou alguma vez que você teve dificuldade em aprender algum conteúdo aplicado em sala de aula, por exemplo? Ou você estava lendo um livro e quando virou a página, não lembrava mais o que você já havia lido anteriormente? Ou ainda, quando você precisava muito estudar uma certa matéria e não conseguia se concentrar, pois dava muito sono ou pegava no celular toda hora?

Indicamos a leitura do post sobre a importância da oratória: Clique aqui.

Se você se encaixou em alguma situação supramencionada, pode ser que tenha algo de errado em sua estratégia de estudo. Mas, calma! Não tem nada de errado com você e sim na sua estratégia.

Em momento nenhum você é ensinado a aprender, a como estudar. O professor APENAS te explica a matéria e você ao chegar em casa, encontra uma maneira de reestudar o que você aprendeu em sala de aula, não é?

É comum que você possa um dia achar que é incapaz de aprender, depois de sofrer com tantas notas baixas e reprovações, por exemplo. No entanto, devemos entender que naquele momento a nossa AÇÃO foi inadequada para aquele tipo de situação. Ação pode ser corrigida! Não ache que você que é inadequado. Não atribua os fracassos como sua identidade.

Mas, quais são essas estratégias? O que fazer para não perder a concentração em sala de aula ou assistindo uma vídeo aula online, por exemplo?

Se a sua estratégia de estudo consiste em decorar o que as pessoas falam ou textos, é bom você modificar a sua concepção de aprendizado. Aprender o conteúdo que você estudou, significa você mudar de atitude diante de uma nova informação. Se você não conseguiu colocar em prática o que você aprendeu, você não aprendeu.

Descubra como aprender de outras maneiras além de ler textos e mais textos. Um exemplo: Você tem dificuldade em aprender a língua inglesa. Porque você não começa escutando músicas em inglês e depois lendo as traduções? Ou então assistindo um filme em inglês com legenda em inglês? O aprendizado está em todos os lugares.

Ensinar é uma maneira muito eficiente de aprender a aprender, porque você precisa entender o conteúdo para poder passar para um terceiro.

É importante que você consiga descobrir em que momento do dia você é mais produtivo. Tem pessoas que são mais produtivos na parte da manhã, tem pessoas que são mais produtivos na madrugada e etc. A melhor maneira para descobrir é testando. Assim, você conseguirá analisar quando que o seu cérebro processa melhor. 🙂

Evite estudar perto de distrações. Guarde o seu celular, coloque o seu celular no modo avião, desligue a televisão e procure ficar sozinho.

Aprender a aprender é algo que você sempre irá precisar. Ninguém nasce sabendo tudo e sempre você encontrará algum tipo de problema durante o processo de estudo. Não se acomode e procure descobrir estratégias para aprender melhor e conseguir se concentrar mais.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead