Blog Ensino a Distância

A importância do plano de negócio

Planejar é algo indispensável no mundo dos negócios. É quase que impossível você encontrar alguma empresa que prosperou sem ter feito um planejamento anteriormente. É necessário que se perca tempo e trabalhe diariamente e incansavelmente em seu planejamento.

Indicamos a leitura do post sobre plataformas gratuitas: Clique aqui. 😀

Para quem deseja começar um novo empreendimento ou gostaria de abrir uma nova empresa ou filial, deve-se usar a ferramenta que se chama plano de negócios. O plano de negócios deve andar lado a lado do empreendedor, pois é a partir dela que se tomará decisões. O plano de negócios trará ao empreendedor um norte, um rumo.

O plano de negócio nada mais é que um documento, como se fosse um roteiro, para ser seguido até chegar ao sucesso de sua empresa. Quando um plano de negócios é bem estruturado, você consegue vislumbrar toda a viabilidade e estratégias da empresa que você deseja iniciar.

Não elaborar um planejamento é um erro gravíssimo em qualquer tipo de empresa. Não crie um monstro de sete cabeças no lugar do plano de negócios. Ele é um documento sim, mas é um documento extremamente necessário para um bom funcionamento de sua empresa. Lá você encontrará toda a estruturação do financeiro, administrativo, estratégico, técnico e operacional da sua empresa, como se fosse uma bíblia.

No momento em que você está pensando em criar uma empresa, está começando a tirar a sua ideia do papel e um consultor de gestão empresarial ou outro profissional deste ramo te dá a dica de começar a construir os objetivos da sua empresa e as suas metas, na verdade ele está querendo dizer que necessita criar um plano de negócios. Caso você já tenha algo deste tipo elaborado, você já está começando a criar o seu próprio plano de negócios e nem sabia! 😉

Importante ressaltar que o plano de negócios não é algo apenas de curto prazo, até você colocar a sua empresa no eixo e ela começar efetivamente a funcionar. O plano de negócios é também uma base que você tem para vislumbrar a sua empresa daqui a 5, 10, 15 anos. O objetivo de evolução e crescimento da empresa deve estar bem alinhado em seu plano de negócios.

Se você está executando sem ter elaborado o seu planejamento, acenda um sinal amarelo, pois é necessário que se planeje. Por outro lado, só planejar sem executar também está errado. Planejar e executar é a combinação perfeita para que o seu negócio prospere e tenha sucesso.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead