Blog Ensino a Distância

A importância do feedback do cliente

Para que o seu negócio possa evoluir cada dia mais, você precisa ouvir (ler, no caso) o que os seus clientes tem para falar. Pode parecer dispensável, o feedback é muito importante para a sua empresa para ela melhorar em todos os aspectos possíveis.

Indicamos a leitura do post sobre atrair clientes pelo Facebook: Clique aqui.

Mas, o que é o feedback? De acordo com o dicionário, o feedback é a “informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.” E é basicamente isso mesmo. Trazendo para o nosso caso aqui é que são cursos online, o seu aluno que conclui o curso que ele adquiriu na plataforma, irá entrar em contato com você via telefone, mensagem ou até um formulário para informar o que ele achou e o que não achou do curso que ele fez.

O feedback não quer dizer que sempre será bom, ele pode ser positivo na forma de elogios e até bonificações ou pode ser negativo, através de reclamações, críticas e sugestões. Sendo positivo ou negativo, os feedback são úteis para saber onde você está acertando e onde você está errando.

O feedback do seu aluno não será só sobre o produto que ele consumiu, mas pode ser que seja também sobre o atendimento da equipe. Não é só o produto e nem o melhor preço que influencia venda, o cliente quer ser bem tratado. E é com o feedback que você terá uma resposta se a sua equipe está fazendo um bom atendimento ou não e se for o caso de ser um feedback negativo, é a hora de reformular o seu atendimento. Por isso que ter um feedback é essencial, pois você tem uma nova chance de fazer melhor e não repetir esse erro com um próximo cliente.

Se você está com dúvidas se pede ou não pede um feedback para o cliente ao final do consumo dele, repense novamente. Existem por aí muitos clientes complicados. Pode ser que se você não se preocupar em solicitar o feedback para garantir sua satisfação no pós-venda, ele crie algum tipo de problema com isso, achando que ele não está sendo “bem atendido”. E para prejudicar a sua empresa, existem um milhão de formas.

Crie um canal de comunicação com seu cliente. Comunicação é VITAL para que a sua empresa dê certo. Uma ideia: Ao saber que seu aluno concluiu o curso, a partir dos dados que você já possui, envie um e-mail para ele com um formulário para ele dar o seu feedback. Lembrando que deve ser um formulário sucinto. Tenha em mente que o feedback do seu cliente é a maneira de você sempre estar evoluindo como empresa. 🙂

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead