Blog Ensino a Distância

A importância de um contrato para uma loja virtual

O contrato é algo INDISPENSÁVEL (sim, com letras garrafais). Se você, empreendedor, nunca teve nenhum tipo de problemas com clientes e fornecedores, não utilize isso como parâmetro. Uma hora ou outra algum problema vai acontecer e é melhor você estar resguardado. Neste post iremos tratar sobre algo muito importante: O contrato.

Há alguns posts atrás falamos sobre empreender com pouco dinheiro. Indicamos a leitura deste post também (clique aqui). 🙂

Uma das maneiras de minimizar os possíveis problemas que podem aparecer em seu empreendimento online é elaborando um contrato e deixando à disposição do seu cliente. Na realidade, ele só poderá comprar o produto, serviço, o que você oferecer, mediante a assinatura online do contrato.

Está enganado se pensa que o contrato garante apenas o dono do negócio. O contrato deve garantir tanto o cliente como o empreendedor. Além disto, o contrato tem validade jurídica, ou seja, se ocorrer algum tipo de problema entre o cliente e o empreendedor e um deles quiserem resolver a lide por meio da justiça, o contrato serve como prova. Por isso a importância de ser um contrato claro para ambas as partes.

Para evitar brechas, faça um contrato simples. Aconselhamos que não tente fazer um contrato sozinho e procure a assistência de um advogado para elaborar. Assim, você terá mais segurança jurídica e evitará cláusulas que podem ser contestadas em momentos críticos com seu cliente.

É importante que você entenda que mesmo que você que elabore o contrato (seja o contratado), não quer dizer que o contrato tenha que ser apenas favorável para você. O contrato deve ser benéfico para o contratado E o contratante.

Quer saber mais sobre a legislação contratual? Leia o post da nossa advogada sobre este assunto. 😉

Mariana Machado – Bacharel em Direito – Produtora de conteúdo da Global EAD


Category: plataforma ead