Blog Ensino a Distância

A importância da oratória

Em vários momentos de nossas vidas, muitas oportunidades são perdidas justamente por deixarmos outras pessoas falarem em nosso lugar. O medo de falar em público deve ser menor que a sua vontade de ter o seu lugar no mercado, não é? 🙂

Indicamos a leitura do post sobre o fluxo de compra no e-commerce: Clique aqui.

A oratória vai mais além do que ser apenas a arte de falar em público. A oratória é uma ferramenta que você deve carregar consigo até morrer. É uma técnica que influenciar e informar ouvintes e não apenas “cuspir” palavras. Para se ter uma ideia de quão importante é a oratória, ela não surgiu recentemente, ela é estudada desde o ano 384 a.C pelo filósofo Aristóteles.

Os profissionais de comunicação, como tutores, professores, empresários e dentre outros, precisam ter a oratória com base em qualquer diálogo que seja até uma apresentação com plateia para que consiga transmitir CORRETAMENTE o conteúdo que deseja passar, sem que haja confusão mental por parte do público. Se você quer transmitir Y para o seu público, o que eles devem compreender a partir do que você explicou, é exatamente o Y. Pegou a ideia? 🙂

Uma boa comunicação lhe abre portas, relacionamentos evoluem e você consegue mais credibilidade dentro do ambiente de trabalho. De nada adianta ter um conhecimento técnico maravilhoso, ter um ótimo roteiro para a sua apresentação, se você não consegue fazer o básico: se comunicar. Pense nisso!

A leitura é crucial para uma boa oratória, pois com o vocabulário rico, você conseguirá expor muito melhor as suas palavras em público e além disso, você enriquece o seu conhecimento.

Se você realmente quer investir em sua oratória, vale até procurar um fonoaudiólogo. O profissional lhe auxiliará na postura e modificações em sua voz.

Quero deixar claro que falar bem não é só para apresentações, reuniões e afins. Falar bem é necessário até na roda de amigos e em casa. Você ganha muito mais credibilidade passando o que você transmitir para a pessoa se você consegue se comunicar bem.

Se você deseja impulsionar a sua carreira, não conte apenas com um com currículo e boas experiências no mercado de trabalho. O recrutador em algum momento (durante o processo seletivo ou após contratado) testará a habilidade de se comunicar. Saber se expressar pode ser um diferencial entre você e os outros candidatos à vaga de emprego. O meio corporativo procura pessoas que consigam se comunicar bem mesmo sob pressão. Você precisa estar preparado!

Por fim, um tópico que também é muito importante trazer que complementa a questão da oratória é a linguagem corporal. O nosso corpo consegue falar sozinho muito mais do que você pensa. Se você está mentindo, por exemplo, o seu corpo consegue apontar isso. As pessoas que irão lhe escutar, não irão reparar apenas no que você está falando e sim em um todo, como você está agindo. A forma que você posiciona as suas mãos, a postura, o jeito de caminhar, o olhar, tudo influencia e de algum modo pode ser algo negativo para o que você está explanando. Cuidado! 😀

Desenvolver essa habilidade com certeza trará frutos para sua vida profissional e pessoal.

Mariana Machado – Produtora de conteúdo da Global EAD

Category: plataforma ead