Plataforma EAD – O que é? Qual Plataforma EAD devo usar?

Plataforma EAD – Diferenças – Conceito – Público Alvo – Padrão SCORM.

Conheça as diferentes Plataformas de EAD e qual deve usar em seu negócio de cursos on line.

Plataforma EAD – Quais os tipos e PÚBLICO ALVO de cada uma.

Plataforma EAD (Plataforma de ensino a distância) é simplesmente o sistema que comporta seu material didático on line (cursos on line). É um aplicativo para ministrar suas aulas on line. Este aplicativo pode conter inúmeros atributos para ajudar os professores até a produzir aulas pela internet. No entanto, não podemos nos aprofundar no tema “Plataforma EAD” sem antes entender que recursos o “Curso on line” efetivamente necessita!

É sensato raciocinar quais seriam os recursos de seu curso on line: vídeos, apostilas, banco de provas, certificados, animações, etc. Uma vez que os atributos deste curso(s) estão delineados o próximo desafio é a comercialização deste produto. A Plataforma de EAD deve estar apta a vender este curso (ainda que seu interesse seja fornecer gratuitamente o curso para a sociedade). Eis outro recurso necessário:  loja virtual.

Neste diapasão há outro “detalhe” a ser considerado: seu curso precisa de interação entre os alunos? E qual seria o tipo de interação: síncrona ou assíncrona? Recordo que na interação síncrona o professor e o aluno estarão simultaneamente interagindo. Normalmente este recurso é obtido por ferramentas de chat on line ou WebConferência. A interação assíncrona é usada através de Fóruns ou sistema de tira-dúvidas pois professor e aluno interagem mas não ao mesmo tempo. Repare que cursos com interações com alunos e professores tendem a custar mais.

Conclui-se que a dimensão de sua equipe dependerá do seu curso, assim como sua plataforma EAD. Pouco adianta uma Plataforma EAD super dimensionada se seu curso requer poucos recursos. Entenda que curso que não exige muitos recursos não significa que seja um curso pobre. Muito pelo contrário! Já escrevi aqui que anos atrás fiz um curso na FGV e o único recurso utilizado pelo professor era um Fórum! Ressalva: foi brilhante e justamente por mérito do professor.

Há diversos tipos de Plataformas de EAD. A mais famosa delas é a que tem Padrão SCORM. Nada mais é do que um padrão de recursos utilizados na produção de um produto digital que pode ser intercambiável entre vários sistemas. Na prática foi uma ferramenta construída para que professores pudessem produzir seus cursos num padrão internacional e que este material pudesse ser utilizado em qualquer sistema que obedeça as regras SCORM. Comumente este conteúdo SCORM virá sob o formato de um arquivo ZIP ou Código de incorporação (Embed Code).

Há diversas Plataformas de EAD no mercado e é sensato dizer que cada uma atende um público alvo diferente. Apesar de haver Plataformas de EAD que se dizem grátis, na prática isto não é verdade. Qualquer sistema de EAD precisa de um servidor para ser instalado, tempo de aprendizado e suporte. Pense que o seu tempo de aprendizagem de qualquer sistema precisa ser precificado. Nesta ótica fica impossível o conceito do “grátis” (a não ser que você se desvalorize ao ponto de não precificar seu esforço).

Então qual é a melhor plataforma de EAD que você deve usar? Resposta: depende!

Se você é um professor e precisa ministrar cursos rápidos, utilizando ou não ferramentas de interação com seus alunos, indico a Plataforma Global EAD. Seu investimento é de R$ 150,00 mensais. Possui rede de Afiliados e diversos objetos educacionais. Oferece um site no formato https://seu-nome.globalead.com.br , loja virtual e espaço para cursos ilimitados. Recordo que o sistema oferece 7 dias grátis de uso para testar.

Caso seu negócio tenha robustez suficiente recomendo a plataforma EAD GlobalEAD . O sistema tem diversos recursos, integração com PayPal, MercadoPago, PagoSeguro e GerenciaNet. Aplica cobranças recorrentes para seus alunos, possui sistema de assinaturas, espaço para combos de cursos e turmas regulares (material didático liberado para os alunos dependendo de um calendário). É muito usada por universidades, corporações, entidades preparatórias para concursos público, etc. Fato interessante deste sistema é o Plano Completo. Além da Plataforma de EAD o sistema oferece mais de 100 cursos on line prontos para venda. É um ótimo meio de começar seu negócio.

Observe o vídeo ilustrativo do produto:

Chegamos ao fim deste produtivo post e bonifico você que chegou até aqui com este ótimo curso gratuito: “como produzir um curso on line” clicando na imagem abaixo 🙂

Boa sorte em seus trabalhos!

Que tal começar o seu negócio com um pé direito e um ótimo desconto? Use nosso cupom promocional BLOGEAD e venha conferir nosso plano completo com degustação grátis de cursos, teste grátis da plataforma EAD e muito mais! O cupom dá direito a 5% de desconto em qualquer plano. Estamos te esperando com aquele café virtual 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

Deixe uma resposta