O que é Universidade Corporativa?

O que é Universidade Corporativa?

Universidade Corporativa pode sugerir algum conceito acadêmico se pensarmos no modelo tradicional de Professor e Aluno. Imagine no entanto uma universidade em que os alunos mais velhos ensinam os mais novos somente os conceitos mais importantes e o objetivo maior é financeiro. Longe de uma ode ao capitalismo, tal ideia é apenas um desnude da realidade.

Universidade Corporativa é um termo pós universitário usando no meio empresarial para desenvolvimento de competências de seus colaboradores.

O fato é que por melhor que as universidades possam preparar os indivíduos para o mercado de trabalho, o cotidiano das empresas têm suas peculiaridades longínquas dos centros teóricos e esparsos das salas de aula. Uma vez empregado o indivíduo passa se tornar “colaborador”; uma engrenagem da corporação. Universidade Corporativa

A empresa contrata para sanar uma dificuldade nos seus meios de produção e muitas vezes o novo colaborador está muito distante da realidade do mercado e da instituição que o contratou. É possível entender e executar um certo trabalho em poucos dias mas o bom profissional pode demorar anos para se desenvolver. Para encurtar este tempo as empresas criaram o conceito de Universidade Corporativa. São centros de desenvolvimento de competências; cursos de capacitação para funções específicas cujos instrutores são colaboradores mais experientes.

Os cursos visam preparar melhor os colaboradores para realização de suas tarefas diárias ou mesmo galgar promoções na própria empresa.

Assim como em ensino a distância temos o triângulo “exposição de conteúdo”, “avaliação” e “prêmio”, em universidade corporativa temos da mesma forma o mesmo processo porém com um “prêmio” mais valioso.

Uma universidade convencional muito se é ministrado e boa parte de seu conteúdo jamais será utilizado. Isto porque a faculdade tem por viés formar o indivíduo para os desafios não conhecidos através de aulas teóricas. A universidade corporativa tem por viés formar competências práticas de indivíduos já experimentados pela teoria.

Como engenheiro jamais verei novamente uma integral ou gráfico de uma solenoide aprendido em 1989 no primeiro período da faculdade. Contudo, o objetivo desta época era vencer o desafio de aprender. Vinte anos depois de formado outros desafios me foram propostos e os superei (de uma forma ou de outra). A solenoide e as tarefas que já realizei e esqueci se foram. No entanto me pergunto quantos anos teria eu ganho se durante minha carreira profissional alguém mais velho pudesse entrar pela sala de aula da minha vida e me ensinasse o que aprendi de uma forma ou de outra?

Alessandro Marlos é engenheiro e proprietário da Universidade Corporativa GlobalEAD. Trata-se de uma verdadeira universidade corporativa com mais de 50 cursos prontos para venda peço preço que o contratante desejar.

Plataforma EAD - Teste Grátis
Tags:

Related Posts

0 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />