O que é sala de aula invertida?

sala de aula invertidaSala de Aula invertida é um conceito oriundo de ensino híbrido, onde ensino híbrido é fusão do ensino presencial com o ENSINO A DISTÂNCIA. Podemos dizer que ensino híbrido pode ser chamado de blend learning. Um processo para potencializar o aprendizado. Recursos de plataformas de EAD (Plataformas de ensino a distância) são usados tanto para apresentação do conteúdo off line quanto para controle do estudo.

Nesse artigo você encontrará:

O que é sala de aula invertida? Como o professor controla os alunos?

Na prática, Sala de Aula invertida é pura e simplesmente a estratégia de fazer o aluno estudar em casa (antes da aula presencial) o conteúdo a ser abordado presencialmente pelo professor. O conteúdo é abordado antes da aula presencial através de diversos objetos educacionais e a plataforma de EAD (Ambiente virtual de aprendizado AVA).

É através da plataforma de ensino a distância que o professor disponibiliza antecipadamente o conteúdo para seus alunos. Igualmente, através do mesmo sistema EAD o próprio professor tem condições de analisar se os alunos consumiram os objetos educacionais em sua área de membros (área de membros também pode ser entendida como o ambiente do sistema de EAD onde os alunos estudam). O professor pode avaliar se os alunos assistiram os vídeos, fizeram exercícios propostos ou baixaram apostilas e com isto tomar decisões mais rápidas (como enviar avisos pela própria plataforma EAD) antes mesmo da aula presencial! Realmente é um avanço.ensino híbrido

Uma vez que os alunos estão presencialmente juntos, relatórios gerenciais emitidos pela plataforma EAD apontam a estimativa de desempenho de cada aluno. Itens como assiduidade, desempenho nos simulados e até material consumido são ótimas ferramentas para o professor.

Como melhorar o desempenho dos alunos usando sala de aula invertida?

A sala de aula invertida permite que o aluno construa conhecimento antecipadamente e chegue na aula presencial com mais segurança e até dúvidas. Lembramos que dúvida é o princípio da base do conhecimento individual de cada aluno. É quando ele constrói seu conhecimento e pavimenta sua estrutura para novos aprendizados ainda mais profundos.

A sala de aula invertida antecipa o processo de dúvidas e a construção do conhecimento. É um método para aprofundamento de novos assuntos.

O papel da plataforma de ensino a distância (plataforma EAD) é fundamental pois afere o desempenho dos alunos antes da aula. O resultado final do aprendizado é sólido, deixando os alunos mais confiantes e preparados.

O que é o Projeto Youtuber do Bem

Tendo como base o ensino híbrido e a sala de aula invertida a GlobalEAD criou o projeto Youtuber do Bem. Trata-se de um projeto para fomentar o uso das redes sociais por parte dos alunos para que eles possam expor o conhecimento adquirido em sala de aula (tanto a sala de aula virtual quando a presencial).sala invertida - plataforma EAD

Alunos serão incentivados a criar vídeos no Youtube sobre temas específicos. Tais vídeos serão vinculados à plataforma EAD da GlobalEAD e analisado pelos professores. Estes terão condições de analisar tais vídeos pela própria plataforma EAD GlobalEAD e premiar os melhores alunos aprovando tais vídeos! Os vídeos aprovados serão automaticamente mostrados em um MURAL. O Mural do Youtuber do Bem. Nada mais é do que uma página com os melhores vídeos de cada aluno, separado por curso. Desta forma a plataforma EAD GlobalEAD vai fomentar o interesse do aluno pelo conteúdo e ainda por cima estimular que os alunos tenham uma profissão.

Imaginemos como será interessante ter alunos produzindo conteúdo estimulante nas redes sociais, incentivados pela escola e seu corpo decente!

Que bem para o Brasil 🙂

A GlobalEAD tem plataformas de ensino a distância que cabem no seu orçamento . Vale a pena conferir testando grátis nossa Plataforma EAD clicando na imagem abaixo 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

2 thoughts on “O que é sala de aula invertida?”

  1. Sala de Aula Invertida não é um conceito novo. Contudo, depende da maturidade dos alunos. A parte mais difícil é coagir corações e mentes para o objetivo maior que é ensinar e aprender. Ultrapassados estes obstáculos, não só o ensino híbrido será mais utilizado, mas diversos outros ótimos conceitos.

    Responder

Deixe uma resposta