CURSO ON LINE: Como começar??

Para montar seu Curso on Line é necessário você saber como funciona. Para isso é importante que você percorra alguns passos.
Resolvi escrever este post pois analisei que todos falam muito, isso e aquilo e você lê 4 páginas inteiras de princípios e teorias e sai dali do jeito que entrou, ou seja, com  excesso de conteúdo e continua na estaca zero.
Não gosto do excesso de conteúdo. Gosto de praticidade. Por isso construí um passo a passo para você saber o que fazer diante do seu CONTEÚDO.

COMO FUNCIONA UM CURSO ON LINE? O site EADConteudo  disponibiliza alguns cursos on line grátis e você pode ver como é.

1o. Passo – Conteúdo ou Roteirização
2o. Passo – Preparar a Avaliação –simulados, games, quiz , etc
3o. Passo – Objetos de Aprendizagem – Vídeo aula, PPT, livro virtual, articulate, slides e outros
4o. Passo – Certificado
5o. Passo – Ter um Domínio
6o. Passo – Site + Loja virtual
7o. Passo – Conta para receber (pag seguro, mercado pago, pay pal, etc)
7o. Passo – AVA – Ambiente virtual de Aprendizagem (Usamos a GlobalEAD)
8o. Passo – Marketing de Vendas / Redes Sociais

Nesse artigo você encontrará os tópicos:

CONTEÚDO OU ROTEIRIZAÇÃO

Montar seu curso on line não é difícil, mas deve seguir alguns caminhos para você não se perder.
Você não precisa ser nenhum expert nessa seara e nem conhecer todos os atores envolvidos, mas é necessário seguir um caminho para que tudo funcione a contento no final.

Você poderá ter um único curso, caso muito comum entre professores de presencial, ou formatar vários cursos. Importante usar SEU MATERIAL ou se usar material de terceiros não se esqueça de pedir a autorização (cuidado com os Direitos Autorais).

PRIMEIRO PASSO você deverá ter uma ideia do tema ou ter um tema já pronto. Se não tem o tema escrito, comece a escrever seu conteúdo (uma apostila). Em função do numero de laudas serão o numero de horas daquele Curso. Se você não é da área educacional deverá contratar um conteudista (ou produtor de conteúdo) para te auxiliar nessa tarefa. Eu por exemplo, tinha meus cursos prontos, mas resolvi me aventurar por outras áreas que não domino. Então contratei conteudistas que fizeram as apostilas que foram transformadas na versão on line.

Enfim, para ter um Curso on line o primeiro passo é ter o conteúdo.
Algumas pessoas optam por usar apenas vídeo aulas. Daí é necessário ter o seu material gravado.

AVALIAÇÃO E CERTIFICADO

A avaliação final é importante porque permitirá que o aluno possa emitir ele mesmo seu Certificado.
Nossos cursos são LIVRES, mas ainda assim os Certificados são válidos para compor Currículos. Os Cursos Livres tem amparo legal embasado no Decreto Presidencial n. 5.154 de 23/7/04, e na Lei 9394, que estabelece as Diretrizes e bases da Educação.

As avaliações podem ser feitas em formas de simulados, quiz, games, etc

OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Objetos educacionais são recursos que você usara para viabilizar seu curso na Internet, objetivando uma aprendizagem de qualidade. Podemos dizer que os objetos educacionais englobam animações, simulações, imagens, vídeos, áudios, livros virtuais, games, quiz, história em quadrinhos, ou até mesmo uma apostila em Power Point.

Para Hay e Knaack (2007, p. 6) objetos de aprendizagem são todas as ferramentas interativas baseadas na web que apoiam o aprendizado de conceitos específicos incrementando, ampliando, ou guiando o processo cognitivo dos aprendizes.

Mas para ser considerado objeto de aprendizagem, segundo Miranda (2009), uma atividade dentro de um módulo de estudo ou um módulo inteiro precisa seguir, desde sua concepção, determinados princípios, determinadas normas, para que possam ser reutilizados noutros contextos e mesmo reciclados (por exemplo, outro docente, noutra situação, poder acrescentar mais dados ou elementos).

DOMÍNIO

Para viabilizar tudo isso na Internet é necessário você ter um domínio. Domínio é seu endereço na Internet. O registro do domínio é feito através do site registro.br .  Nele você pode pesquisar se o domínio desejado está livre e fazer o registro. Custa R$ 30,00 por ano.

AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AVA é como se fosse a sala de aula, só que on line. É um software que vai permitir o seu conteúdo ser inserido no sistema e ficar visível na Internet permitindo a interação Professor (chamado de Tutor x Aluno). De forma organizada permite integras as mídias e recursos.

Nós pesquisamos inúmeras Plataformas a partir do Moodle (acesso livre), mas percebemos a necessidade de maiores recursos e então optamos pela Plataforma GlobalEAD (www.globalead.com.br)

Ela é instalada 24h após o contrato e já vem com site (onde você mesmo edita) e Loja virtual Integrada. Além disso tem um canal com vários vídeos tutoriais explicando passo a passo todas as suas funcionalidades. Desde chat on line, webconferência, vídeos protegidos (contra cópia), cupons promocionais, programa de afiliados, gráficos, relatórios, e padrão SCORM. Enfim, tem ainda muitos outros recursos que além de beneficiar o Gestor educacional otimiza a aprendizagem.

Uma vez tudo inserido, já pode começar a vender seus cursos.

MARKETING DE VENDAS – REDES SOCIAIS

Vender qualquer coisa relativo a educação, na modalidade on line não é tão simples assim. É preciso passar confiança para o cliente. As pessoas ainda não se sentem 100% seguras. Portanto cumpra suas promessas. Venda o prometido e ganhará a confiança do usuário.

Vejamos alguns modelos de venda:

– O cliente paga X mensal e acessa todos os cursos por X tempo

– Licenciamento ou parcerias

– Terceirização

Na sua trajetória você encontrará o melhor caminho para vender seus cursos. As redes sociais não podem ficar de fora. Crie um nome e use em todas, alimentando todos os dias com novidades para dessa forma fidelizar seu público.

Ficou com dúvidas? Me pergunte.Curso on line

Por: Dilma Resende

Contato: resendedilma@gmail.com

Começar com o pé direito em ensino a distância e na criação de seu curso online? Clique na imagem abaixo usando o cupom promocional BLOGEAD quando perguntado e receba 5% de bônus em qualquer plano! Aguardamos você 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

2 thoughts on “CURSO ON LINE: Como começar??”

  1. Olá,querida amiga!!

    Sou a autora do Blog de divulgação Agenda dos Blogs e passei para te dar o seu número de identificação que é o 1104 .Nossos amigos irão visitá-la e peço que você retribua as seguidas em todos.Peço que você RECADASTRE o seu blog na postagem fixada que está no meu blog.Caso queira a Carteirinha de membro, clique na página CARTEIRINHAS e preencha o formulário.Temos o nosso grupo na Facebook chamado Amigas(os) da Agenda, grupo secreto. Para fazer parte, você precisa me chamar inbox que terei a alegria de adicioná-la ao grupo.Em 2016, teremos projetos novos como: Raio X – De olho no seu blog, Seleção dos Melhores blogs, Olimpíadas dos Blogs.Antigos projetos continuam no blog como: Show de kits ( sucesso absoluto ), De Frente com os Blogueiros ( Entrevistas ) e o tópico Super Comentários ( no nosso grupo ).É uma alegria tê-la junto conosco.Bjss!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    Responder

Deixe uma resposta